Compartilhar

Mascotes de clubes de futebol e basquete levam alegria às crianças no Hospital de Trauma de Campina Grande

Publicado em: 15/12/2025 19:03

O Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, que integra a rede hospitalar do Governo da Paraíba, recebeu, na manhã desta segunda-feira (15), a visita dos mascotes dos times de futebol local e do time de basquete da Unifacisa, dando continuidade à programação especial de comemoração do Natal. 

Estiveram presentes o Galo Moral, do Treze Futebol Clube; Jatobá, do Serra Branca; e Raposão, do Campinense Clube;  além de Jack, mascote do time de basquete da Unifacisa. Eles interagiram com as crianças, distribuíram presentes e abraços para os pequenos pacientes.

A iniciativa foi realizada com o objetivo de proporcionar momentos de alegria e acolhimento, reforçando o atendimento humanizado oferecido na unidade. 

Lucélia Alves, que está acompanhando o filho Emmanuel, 9 anos, da cidade de Queimadas, disse que ficou encantada com a ação de Natal promovida pelo hospital com a presença dos mascotes. “Estou aqui no hospital de Trauma com meu filho Emmanuel, e presenciei essa ação de vocês. Achei muito importante e bonita, porque as crianças sentem falta de um brinquedo, de atenção, e ainda mais com a presença de jogadores, meu filho que é fã de futebol ficou muito feliz. Foi uma surpresa muito boa. Ele até tomou banho rápido para descer e ver os jogadores”, disse dona Lucélia. 

Thalini Souza, de Campina Grande, que acompanha a filha de 6 anos na unidade de saúde, destacou a importância da ação social promovida pelo hospital juntamente com os clubes durante o período natalino. “Estou aqui com minha filha para realizar um procedimento cirúrgico, com expectativa de alta até o final da semana. Achei essa iniciativa muito humana, porque deixa o ambiente mais acolhedor para as crianças. Foi uma experiência muito positiva, que trouxe alegria ao nosso dia. Eu não esperava uma ação como essa, ainda mais nesse período natalino, e foi uma surpresa maravilhosa, tanto para as crianças quanto para nós, mães, que ficamos felizes ao ver nossos filhos bem”, destacou 

A pequena Arielle disse que ficou muito feliz em conhecer os mascotes e ganhar presentes. “Não esperava uma coisa assim aqui no hospital, mas fiquei muito feliz. Ganhei vários brinquedos, como a Barbie, um fogãozinho, panelinhas, o Bobbie Goods e também uma camisa”, falou a pequena paciente. 

O técnico do Serra Branca, Roberto Maschio, falou da alegria em estar presente nesse momento e disse que é muito importante o papel do futebol na participação de ações especiais com a comunidade. “O futebol move pessoas, temos o poder de ter esse coração aberto de devolver um pouco do que o futebol nos oferece e o nosso clube tem essa missão e esses valores bem inseridos no nosso contexto. Então, viemos aqui entregar um pouco de carinho para as crianças”, ressaltou o técnico. 

O atacante do Campinense Clube Hélio Paraíba ressaltou a importância da atividade junto às crianças internadas. “Hoje a gente tentou fazer um pouco o dia dessas crianças aqui internadas mais alegre, mas pra gente também é superimportante, nos enche de força para continuar”. Ele disse ainda que foi a primeira vez que participou de uma ação natalina com crianças de uma instituição de saúde. 

O armador do time de basquete da Unifacisa Henrique Coelho destacou o papel social do esporte e a importância de iniciativas que aproximam atletas da comunidade, especialmente em momentos de fragilidade. “Eu acho que é de extrema importância a gente poder fazer essa interação da comunidade com o esporte, a gente poder alegrar um pouco a vida de quem está passando por um momento delicado é muito valioso”, disse.

Representando o Treze Futebol Clube, o volante Gabriel Feitosa destacou a importância da participação do clube em ações sociais. Segundo ele, esse tipo de iniciativa já faz parte da rotina do Treze e, embora para quem participa possa parecer algo simples, para quem enfrenta momentos difíceis dentro de um hospital a ação se torna grandiosa e ajuda a tornar o dia dessas pessoas mais feliz.

O diretor geral Matheus Pedroso destacou a importância do tratamento oferecido pela casa hospitalar, ressaltando que, além da medicação tradicional, ações complementares têm promovido mais conforto e bem-estar aos pacientes. 

Segundo ele, o hospital adota uma visão integral do cuidado, reconhecendo que, embora a medicação seja essencial para atuar diretamente sobre a doença, o aspecto emocional exerce papel fundamental no processo de cura. Ao fortalecer a saúde psicológica dos pacientes, o tratamento se torna mais eficaz e humanizado.

Sobre a programação da unidade, Matheus Pedroso explicou que o calendário do hospital está intenso, especialmente durante o mês de dezembro, período em que diversas ações estão sendo planejadas até o Natal, com o objetivo de ampliar o acolhimento e melhorar ainda mais o atendimento prestado.

A programação natalina segue ao longo do mês com outras atividades voltadas para pacientes e colaboradores:
16/12 – Apresentação da Banda da Polícia Militar – 16h
17/12 – Apresentação Grupo Musical de Forró – 15h
17/12 – Culto Natalino – 15h
18/12 – Missa Natalina – 10h
19/12 – visita dos cachorrinhos – 15h
21/12 – Apresentação Grupo Viver – 15h
24/12 – Visita dos Policiais Penitenciários de Campina Grande – 10h

 

Fonte: Agência de Notícias do Estado da PB

Faça um comentário