
O vice-governador Carlos Brandão representou o governador Flávio Dino na solenidade de inauguração das novas instalações do Núcleo de Defesa do Idoso, da Pessoa com Deficiência e da Saúde, realizada pela Defensoria Pública do Estado (DPE), nesta segunda-feira (14). O Núcleo, que funcionava no Centro Histórico de São Luís, está agora no bairro Renascença.
“Esse novo espaço vai proporcionar melhores condições de trabalho da equipe e de acolhimento à população”, ressaltou o vice-governador.
“Nós, enquanto governo, entendemos a grande importância do papel da Defensoria; por isso, somos parceiros e estamos sempre apoiando a instituição na garantia de direitos”, acrescentou Brandão.
O defensor-geral do Estado, Alberto Bastos, explicou que a mudança do Núcleo de Defesa do Idoso, da Pessoa com Deficiência e da Saúde para o novo endereço garante melhor acessibilidade para os funcionários e a população em geral. Bastos destacou, também, a parceria entre o Governo do Estado e a DPE.
“O apoio do governo tem sido fundamental para a Defensoria se incorporar cada vez mais e prestar um serviço de acesso à Justiça, de maneira eficiente”, destacou o defensor-geral.
O Núcleo de Defesa do Idoso, da Pessoa com Deficiência e da Saúde é responsável, dentre outras atribuições, pela defesa, no âmbito cível, da pessoa idosa, da pessoa com deficiência, além de questões referentes ao direito à saúde da população em geral. As novas instalações abrigam, também, o Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (CIAPD), que realiza ações de enfrentamento à violência, promoção da inclusão social e de acessibilidade das pessoas com deficiência.
Para a advogada e conselheira estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Isabelle Passinho, as novas instalações do Núcleo representam uma conquista na efetivação de direitos da população.
“Aqui, a gente tem um processo de urbanização melhor, que facilita o acesso e também as diversas formas de acessibilidade, não só fisicamente, mas acessibilidade comunicacional e atitudinal, já que há uma equipe de servidores treinados para atender o público”, comemorou Isabelle Passinho.