InícioMaranhãoSES fará monitoramento entomológico com utilização de coleiras para controle do calazar,...

SES fará monitoramento entomológico com utilização de coleiras para controle do calazar, na Cidade Olímpica

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Departamento de Controle de Zoonose, vai iniciar a parte prática do “Monitoramento entomológico em áreas com utilização de coleiras impregnadas com deltametrina” como ferramenta de controle de leishmaniose visceral (calazar), nesta terça-feira (10), no Centro de Saúde Cidade Olímpica II (Maria Ayrecilla), no bairro Cidade Olímpica, em São Luís. A implementação da pesquisa vem sendo realizada em oito municípios brasileiros, sendo três no Maranhão. 

A capacitação de profissionais das cidades de São Luís, Caxias e Timon para diagnosticar e tratar precocemente os casos faz parte da programação da Semana Nacional de Combate e Controle à Leishmaniose. 

O treinamento promove a avaliação entomológica da implementação do uso das coleiras com inseticida em cães. A capacitação realizada no Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão, em São Luís, conta com a presença do pesquisador da Universidade de São Paulo, Fredy Galvis Ovallos.

A Semana Nacional de Combate e Controle à Leishmaniose foi instituída no ano de 2012 pela Lei Federal 12.604, celebrada anualmente na semana que inclui o dia 10 de agosto, data escolhida em homenagem ao médico sanitarista e cientista Evandro Lobo Chagas, que nasceu neste dia e realizou estudos sobre febre amarela, malária e, principalmente, sobre a leishmaniose.

Em 2020, o Maranhão registrou 344 casos confirmados para Leishmaniose. Neste ano de 2021, entre os meses de janeiro e julho, esse número chegou a 111. Somente na Regional de São Luís, que compreende os quatro municípios da Grande Ilha e mais a cidade de Alcântara, foram contabilizados 12 casos; destes, 5 somente na capital maranhense.

SERVIÇO:
O quê: SES fará monitoramento entomológico com utilização de coleiras para controle do calazar;
Quando: Nesta terça-feira (10), às 15h;
Onde: Centro de Saúde Cidade Olímpica II (Maria Ayrecilla), localizado na Rua 16, Qd 82, Bloco C, S/N, bairro Cidade Olímpica.

Sugestão de entrevistados

– Coordenadora do Programa Estadual de Vigilância e Controle das Leishmanioses da SES, Monique Maia;
– Pesquisador da Universidade de São Paulo, Fredy Galvis Ovallos.

< href="https://www.ma.gov.br/agenciadenoticias/?p=315136">

Fonte: Agência de Notícias do Maranhão

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA