InícioMaranhãoGoverno realiza reunião de qualificação técnica com 217 municípios para concessão correta...

Governo realiza reunião de qualificação técnica com 217 municípios para concessão correta do BPC


Reunião online qualificou apoio técnico do BPC (Foto: Divulgação)

Para promover a qualificação das ações relacionadas ao acesso e acompanhamento dos usuários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), a Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes), por meio da Secretaria Adjunta de Assistência Social (SAAS) realiza, de forma online, reunião de apoio técnico com os 217 municípios maranhenses.

O encontro ocorre de 24 a 27 de novembro e é voltado para às equipes técnicas municipais dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

O BPC é um direito garantido pela Constituição Federal de 1988, regulamentada pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), Lei n° 8.742, de 7 de dezembro de 1993, alterada em 2011 pela Lei 12.435 de 2011. É um beneficio individual, não vitalício e que garante o pagamento mensal de um salário mínimo a pessoa idosa a partir de 65 anos e a pessoa com deficiência de qualquer idade, com impedimento de longo prazo que comprovem não possuir meios para prover a própria manutenção nem tê-la provida pela família. 

No Maranhão, até agosto de 2020, são 182.004 pessoas beneficiárias do BPC. Deste total, somente no ano de 2019 foram acompanhadas 5.227 pessoas pelos CRAS e encaminhadas 17.337 pessoas para acesso ao BPC. O volume de recursos pagos às pessoas beneficiárias somente em 2020, de janeiro a agosto, foi de mais de R$ 1 milhão.

A Secretária Adjunta de Assistência Social (SAAS), Margareth Cutrim, explica o que será discutido na reunião. “Como conteúdo da nossa reunião, a programação está voltado para discutirmos o acompanhamento familiar realizado pelos CRAS às famílias com beneficiários ou potenciais beneficiários do BPC; as alterações nas regras para requerimento e concessão do BPC, no âmbito do Instituto Nacional de Seguro Social – INSS e também os atuais procedimentos para inclusão e atualização cadastral dos requerentes do BPC e suas famílias no CADÚNICO”.

Para Neuza Muniz, assistente social e assessora técnica municipal do CRAS de Vargem Grande, a qualificação técnica é importante para se ter um panorama das demais políticas públicas e implica diretamente na qualidade do serviço que será ofertado ao beneficiário. “A reunião está sendo bastante produtiva, pois apresentou as novas regras para concessão do BPC, bem como a integração dos serviços da proteção social básica na interface com o BPC na perspectiva do acesso às demais políticas públicas, desde o encaminhamento até o acompanhamento de famílias e indivíduos nesse acesso”.

Fonte: Governo MA

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA