InícioMaranhãoGoverno oferece cursos profissionalizantes para moradores dos residenciais José Chagas e Jomar...

Governo oferece cursos profissionalizantes para moradores dos residenciais José Chagas e Jomar Moraes, em São Luís


Programa contribui com a melhoria da vida social dos beneficiados com nova moradia (Foto: Divulgação)

O Governo do Estado está oferecendo cursos profissionalizantes para os moradores dos residenciais José Chagas e Jomar Moraes, localizados nos bairros São Francisco e Parque Pindorama, em São Luís. A ação é coordenada pela Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) por meio do Projeto de Trabalho Técnico e Social (PTTS) e tem o objetivo de gerar oportunidades de formação profissional e geração de renda aos beneficiários.

Na manhã de quinta-feira (11), foram ministrados cursos na área de beleza às moradoras do Residencial José Chagas. No evento, a coordenadora do PAC Social da Secid, Daniella Andrade, destacou a importância do projeto. “Iniciamos aqui mais uma ação para trazer mais oportunidades à população. Serão ministrados os cursos de manicure, pedicure e cabeleireiro. Com a pandemia, é mais uma forma de incremento ao salário”, pontuou.

O PTTS da Secid trabalha com ações em quatro eixos: desenvolvimento social, geração de emprego e renda, gestão ambiental e gestão condominial. O programa contribui não somente com uma nova moradia, mas com melhorias de vida social. Para Cleoneide Santos Oliveira, que é moradora do residencial José Chagas, os cursos são uma forma de garantir mais dignidade. “Esse projeto do Governo é muito bom, pois com os cursos vamos ter um meio de trabalho e conseguir sustentar nossa família. No momento, estou desempregada e, agora, pretendo trabalhar em casa e mudar essa realidade”, disse.

Implantação

Já no residencial Jomar Moraes, no parque Pindorama, o projeto está em implantação. Antes da programação de cursos, como já é executado no residencial José Chagas, a equipe da Secid realiza ações educativas, que visam mobilizar, orientar e informar sobre ações comunitárias no novo local de moradia. 

Para o secretário da Secid, Márcio Jerry, que esteve presente no evento, a reunião mostra que o diálogo com a população é a melhor forma de progredir nas políticas públicas.  “A nossa responsabilidade enquanto gestores públicos não se encerra com a entrega da chave do apartamento. Ela prossegue. A gente precisa sempre ir aprimorando. Surgem demandas novas”, destacou.

A dona de casa Maria das Graças Moura, moradora do residencial, definiu o projeto como uma benção. “Foi uma reunião linda. Aqui nós precisamos de oportunidades. Elas chegaram. Todos os moradores agradecem. Nós não temos apenas uma casa, mas muitas oportunidades. Agradeço ao secretário Márcio Jerry e ao governador Flávio Dino”, finalizou.

Fonte: Governo MA

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA