InícioMaranhãoFamiliares aprovam atendimento em Ambulatório Pediátrico entregue pelo Governo

Familiares aprovam atendimento em Ambulatório Pediátrico entregue pelo Governo


Ambulatório oferece assistência específica a crianças com síndromes gripais. (Foto: Márcio Sampaio)

Há quinze dias, o Governo do Estado oferece assistência específica a crianças com síndromes gripais no Ambulatório Pediátrico do anexo do Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM). O atendimento ambulatorial é voltado para crianças de 0 a 11 anos reguladas através das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Familiares que acompanham as crianças, aprovam a assistência no novo equipamento de saúde. 

A vendedora Aline Sousa dos Santos está acompanhando o filho Levi dos Santos, de 7 anos. Ela conta que a criança deu entrada na UPA do Parque Vitória com febre e diarreia. Ainda na unidade, testou positivo para Covid-19, sendo encaminhado para o Ambulatório Pediátrico.

“Aqui, eles realizaram novos exames para fazer a comparação e confirmar o quadro de saúde dele. Meu filho foi muito bem atendido e está em tratamento na enfermaria. Eu também me senti muito bem assistida pelos profissionais dessa unidade”, afirma a mãe Aline Sousa. 

Coordenadora do Ambulatório Pediátrico, Danielle Bringel, destaca a importância do serviço. (Foto: Márcio Sampaio)

Sentimento compartilhado pela empreendedora Ana Clara Rezende, que está acompanhando a filha de 10 anos, Maria Eduarda, também encaminhada pela UPA do Parque Vitória.

“Ela estava apresentando desconforto respiratório, tosse, febre, vômito e diarreia. Chegando aqui no Ambulatório, ela realizou uma tomografia que indicou pneumonia, além disso, também foram realizados vários exames específicos e encaminhada para a internação. A equipe é muito solícita e eu estou muito agradecida pelo atendimento. A torcida é que ela melhore para podermos voltar para casa”, deseja Ana Clara. 

O Ambulatório Pediátrico foi entregue pelo Governo para reforçar o combate à Covid-19 e com a proposta de garantir o atendimento ao público infantil devido ao aumento de casos de síndromes respiratórias, mais comum no primeiro semestre.

“Dificilmente as crianças desenvolviam sintomas da Covid-19. Neste novo cenário da pandemia, temos crianças sintomáticas e internadas. É importante que essas crianças passem pelo ambulatório para que, de fato, tenham a certeza se elas estão ou não com a Covid, para que não haja diagnóstico falso e nem assuste os pais. O ambulatório tranquiliza os pais e permite monitorarmos as nossas crianças para melhor protegê-las”, diz o secretário Carlos Lula. 

A médica pediatra e coordenadora do Ambulatório, Danielle Bringel, destaca que as crianças que apresentarem sintomas gripais persistentes, devem ser direcionadas às UPAs, onde serão avaliadas e, em caso de necessidade de atendimento ambulatorial, serão encaminhadas para o Ambulatório Pediátrico, onde passarão por avaliação com pediatras. 

“As síndromes gripais nas crianças apresentam sintomas muito inespecíficos, muito diferentes dos sintomas de um adulto. Quando adoecem, as crianças geralmente apresentam quadro de febre, espirro, coriza, congestão e tosse. O atendimento médico deve ser procurado quando a criança apresentar febre com temperaturas acima de 38° há mais de três dias, desconforto respiratório, sintomas como vômito, diarreia e desidratação”, orienta a pediatra Danielle Bringel.

Serviços

O Ambulatório Pediátrico conta com sala de estabilização, observação com quatro leitos, sala de medicação, triagem e dois consultórios, além de 12 leitos de enfermaria pediátrica. Para a unidade, também estão disponíveis, em caso de necessidade, quatro leitos de UTI Pediátrica no Hospital Dr. Carlos Macieira.

O espaço voltado às crianças funciona todos os dias da semana, das 8h às 19h, e oferece exames de laboratório, raio-x e tomografia. Caso necessário, também é administrada medicação e, de acordo com o quadro clínico, a criança pode ainda ficar em observação ou internação.

Fonte: Governo MA

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA