- PUBLICIDADE -
InícioMaranhãoAGED recebe comitiva da Prefeitura de Paragominas (PA) em Açailândia

AGED recebe comitiva da Prefeitura de Paragominas (PA) em Açailândia


A comitiva da prefeitura de Paragominas em visita às instalações do abatedouro municipal de Açailândia (Foto: Divulgação)

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) em Açailândia recebeu, nesta segunda-feira (15), uma comitiva especial da Prefeitura de Paragominas (PA) que veio para conhecer e trocar experiências para a implantação de abatedouro municipal no Estado vizinho, em conformidade ao modelo implantado pela Prefeitura de Açailândia em parceria com a AGED.

Assim como o abatedouro frigorífico municipal de Açailândia foi idealizado para atender a demanda por produto de origem animal de qualidade com registro no Serviço de Inspeção Estadual (SIE) da AGED, absorver a oferta dos pequenos produtores de Açailândia e região e buscar desenvolver a economia local, o prefeito Lucídio Paes veio a Açailândia com o objetivo de implantar um espaço semelhante em Paragominas, prezando pela boa qualidade da carne, segurança alimentar e outros benefícios que impactem positivamente nesse tipo de produção no município.

“Com um frigorífico desse porte em Paragominas, conseguiremos garantir além de qualidade, a diminuição do valor da carne para a nossa população”, frisou o Prefeito Lucídio.

De acordo com o gestor da Unidade Regional da AGED de Açailândia, Damião Renildo, o abatedouro é gerido por uma equipe de funcionários e técnicos da Prefeitura Municipal, com o envolvimento de várias secretarias municipais. 

A comitiva da prefeitura de Paragominas em visita às instalações do abatedouro municipal de Açailândia (Foto: Divulgação)

“Com a aquisição do selo SIE, emitido pela AGED, o estabelecimento cumpre as exigências contidas na legislação sanitária e, com isso, quem ganha é a população que recebe um produto de origem animal com qualidade e segurança. Além disso, o estabelecimento absorve a demanda de fornecimento de carne bovina inspecionada aos municípios vizinhos, ficando a parte administrativa/funcionamento de responsabilidade do município e a inspeção de responsabilidade estadual. O que vem resultando em uma boa ideia e que já desperta o interesse de outros municípios, inclusive de estados vizinhos”, ressaltou o gestor da AGED.

O prefeito veio acompanhado dos secretários municipais de agricultura, Renan Ohse, o de Infraestrutura Achilles Ferreira e o de planejamento, Anderson Cerceau. Eles foram recebidos pelo gestor da Unidade Regional da AGED de Açailândia, Damião Renildo, o vice-prefeito Joaquim Ramos Júnior e o diretor do frigorífico, Raimundo Oliveira.

O abatedouro frigorífico municipal de Açailândia tem capacidade de 200 animais abatidos por dia, e deve servir de modelo para o que será implantado em Paragominas. A Prefeitura tem a expectativa de gerar emprego, renda com o empreendimento e, inclusive, de buscar diminuir o custo da carne para os consumidores do município.

Fonte: Governo MA

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA