Compartilhar
‘Mais Saúde’ destaca impacto da obesidade e das novas medicações na saúde ocular
A oftalmologista Acácia Jordão fala sobre a abordagem integrativa na oftalmologia e alerta para efeitos oculares relacionados ao uso de medicamentos antiobesidade
Agência Assembleia / Foto: J.R. Lisboa
A oftalmologista Acácia Jordão foi a convidada do programa ‘Mais Saúde’, exibido neste domingo (7), pela TV Assembleia. Na oportunidade, ela explicou como a oftalmologia tem ampliado sua atuação diante de novas terapias contra a obesidade e dentro de uma visão mais integrativa de cuidado.
Durante a entrevista, a médica explicou que a oftalmologia integrativa não é uma nova especialidade e sim uma mudança de postura na abordagem clínica. “A especialidade é oftalmologia. O termo integrativo significa que precisamos consultar o paciente de maneira mais integral, sem segmentar”, disse.
Segundo ela, o cuidado ocular deve considerar todos os aspectos do indivíduo. “Eu não posso examinar meu paciente como se ele tivesse apenas um par de olhos. Ele é um ser humano com questões físicas, emocionais e espirituais. Tudo isso ele traz para a consulta”, destacou.
Obesidade
Acácia Jordão afirmou que alterações outras áreas do corpo podem repercutir diretamente na visão, como é o caso da obesidade. A médica participou recentemente de um congresso nacional sobre a doença, em São Paulo no qual acompanhou os impactos oculares das novas medicações utilizadas no tratamento da doença.
“As medicações, hoje, estão tirando pacientes de uma cirurgia mutiladora, como a bariátrica. Elas estão trazendo dignidade para muitos pacientes”, relatou. Contudo, ela alerta que o tratamento medicamentoso exige atenção. “Sempre tem efeito colateral e, às vezes, podem ser muito graves, até com risco de cegueira”, afirmou.
A médica explicou que o excesso de peso é um fator de inflamação sistêmica que afeta também a retina. “As células gordurosas são as mais inflamadas do nosso corpo. E a retina é o tecido metabolicamente mais ativo que temos. Qualquer alteração hemodinâmica, metabólica ou hormonal afeta diretamente o olho”, disse.
Acácia Jordão reforça que o uso de medicamentos não exclui hábitos saudáveis. “Você pode estar fazendo um tratamento medicamentoso, mas precisa de dieta e atividade física sempre”, disse.
A médica defendeu que a consulta regular ao oftalmologista precisa ir além da prescrição de óculos. “A oftalmologia vai muito além. Identificamos glaucoma, catarata, alterações de córnea, de íris. É um universo muito grande”, concluiu.
O programa Mais Saúde é apresentado pelo jornalista Ismael Gama e vai ao ar todos os domingos, às 9h, pela TV Assembleia (canal 9.2, TV aberta; canal 309.2, Sky; e canal 17, Maxx TV).
