Compartilhar

Ipardes disponibiliza painéis com dados personalizados dos 399 municípios e das regiões

Publicado em: 20/11/2025 11:38

O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), vinculado à Secretaria de Planejamento, disponibiliza para livre acesso dois painéis interativos que reúnem, de maneira inédita, informações atualizadas sobre os 399 municípios e as nove regiões geográficas do Paraná. As plataformas Perfil dos Municípios e Perfil das Regiões centralizam dados oficiais estaduais e federais, permitindo consultas rápidas e comparações entre diferentes localidades do Estado.

Os painéis estão disponíveis no site do Ipardes e permitem visualizar indicadores sobre área territorial, população, densidade demográfica, número de eleitores, estrutura educacional e de saúde, características de domicílios, trabalho, agropecuária, finanças públicas, produto e renda, entre outros.

Na avaliação do secretário do Planejamento, Ulisses Maia, as ferramentas poderão ser utilizadas pelas prefeituras. “Esses painéis são mais uma forma do Estado oferecer dados para os gestores municipais planejarem o desenvolvimento das cidades com base em pesquisas e informações minuciosas. Assim, o Governo do Estado avança no desenvolvimento do Paraná, proporcionando melhores políticas públicas, que se transformam em mais benefícios na vida dos paranaenses”, analisa.

“O objetivo é tornar o acesso à informação pública cada vez mais fácil e transparente, apoiando gestores, pesquisadores e cidadãos na compreensão da realidade socioeconômica do Paraná”, complementa o presidente do Ipardes, Jorge Callado. “Esses painéis fazem parte da extensa base de dados que o Instituto oferece à sociedade paranaense, amplamente utilizada tanto em trabalhos acadêmicos quanto na formulação de políticas públicas e privadas”.

PERFIL DOS MUNICÍPIOS – No painel que detalha o perfil das cidades do Paraná, é possível acessar, de maneira dinâmica e interativa, qualquer município e visualizar, em gráficos e tabelas dinâmicas, dados sobre população residente, rede escolar, número de unidades de saúde, indicadores de renda, produção agropecuária e receitas municipais, entre outros. As informações são apresentadas de forma comparativa com o Estado, permitindo identificar tendências e diferenças regionais.

Em relação a Curitiba, por exemplo, é possível ver altitude de 911 metros, densidade demográfica de 4.211,30, a quantidade de estabelecimentos de saúde (4,8 mil) e de médicos (10,5 mil), além de produção agrícola, receitas e despesas municipais, entre outros.

PERFIL DAS REGIÕES – Já o painel que traz informações detalhadas das regiões do Estado, apresenta uma visão consolidada de diferentes recortes territoriais: regiões geográficas intermediárias e imediatas, regiões metropolitanas, núcleos regionais de agricultura, saúde, educação, desenvolvimento social e administração, além de bacias hidrográficas.

Essa estrutura facilita a análise integrada de dados por área de atuação do governo e contribui para o planejamento regional, a formulação de políticas públicas e o acompanhamento de resultados por parte de gestores e técnicos.

Nas regiões administrativas da Casa Civil, por exemplo, é possível consultar a população de toda a região de Cianorte (176 mil pessoas), área territorial (4.398 m²), quantidade de zonas eleitorais (4), pessoas na força de trabalho (90 mil), entre outros recortes.

Fonte: Agência de Notícias do Estado do PR

Faça um comentário