Compartilhar
Investigação da Polícia Civil identifica bando envolvido em crimes com criptomoedas no interior de São Paulo
Uma investigação conduzida pelo 1º Distrito Policial de Indaiatuba identificou um bando criminoso envolvido em roubo, extorsão e lavagem de dinheiro. Oito investigados foram presos, sendo duas mulheres e seis homens, todos apontados como integrantes da organização criminosa.
A apuração teve início a partir de um roubo, em novembro do ano passado, quando integrantes do bando invadiram um escritório comercial se passando por uma equipe de manutenção. No local, renderam a vítima e a obrigaram a realizar a transferência de cerca de R$ 300 mil em bitcoins.
Os investigadores conseguiram identificar o líder da quadrilha, responsável por recrutar os comparsas para praticar o roubo e, posteriormente, lavar o dinheiro obtido com a transação. Com os dados, os agentes passaram a analisar o fluxo de transações financeiras do grupo, identificando como a quadrilha movimentava o dinheiro e ocultava os valores obtidos durante os roubos.
LEIA TAMBÉM: SSP e Polícia Federal assinam acordo para reforçar combate aos crimes cibernéticos em São Paulo
Na segunda-feira (15), agentes da Polícia Civil, com apoio do Grupo de Operações Especiais (GOE), cumpriram ordens judiciais nas cidades de Indaiatuba e Salto, no interior paulista. Foram expedidos pela Justiça nove mandados de prisão temporária e oito de busca e apreensão, além do bloqueio simultâneo de ativos financeiros.
Durante a ação os policiais apreenderam celulares, um notebook, pendrives, veículos, três máquinas de cartão, nove cartões bancários e folhas de cheque, materiais que auxiliarão no aprofundamento das investigações.
LEIA TAMBÉM: Operação Mirage prende bando suspeito de lucrar R$ 200 mil com venda de ingressos falsos em zoológicos de SP
O caso foi registrado como cumprimento de mandados de busca e apreensão, prisões temporárias e captura de procurados no 1º Distrito Policial de Indaiatuba.
