Compartilhar

Instalação In Vitro Rio chega ao Instituto Nise da Silveira, no Engenho de Dentro

Publicado em: 12/12/2025 14:22

Obra de Mario Fraga será inaugurada este sábado no Boque Dona Ivone Lara. Foto: Divulgação/SMS

A instalação In Vitro, de Mario Fraga, estreia no sábado (13/12), às 9h, no Instituto Municipal de Assistência à Saúde Nise da Silveira. A obra formará um corredor de cores e luzes em homenagem à médica Nise da Silveira e a Dona Ivone Lara, que foi enfermeira e trabalhou ao lado da psiquiatra. O Museu de Imagens do Inconsciente mais uma vez abre espaço para cultura e inovação, em uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde com a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos.

Desde 1989 o artista e arquiteto Mario Fraga coloca seu repertório gráfico “dentro” da lâmina de vidro, estabelecendo uma nova linguagem. O corredor de 27 metros de extensão e 2,40m pode ser visto pelos espectadores de diferentes ângulos, e é um formato novo, que possibilita diferentes formas de expor as pinturas. A instalação ocupou o Jardim Botânico e agora encanta o Bosque Dona Ivone Lara. Por ser uma estrutura em vidro, a luz que entra forma um corredor iluminado com as cores da estrutura.

O autor, que antes fazia exposições de suas produções em espaços privados, descobriu uma grande paixão pelo  espaço público e possui grandes trabalhos no Brasil e no exterior. A instalação em formato de corredor possibilita um fato curioso, sinalizado pelo artista Mario Fraga:

– A pintura sempre esteve dentro de mim, agora estou dentro dela -, afirma.

A ligação do artista com o trabalho do museu é coroada com essa instalação – Mario Fraga fez parte, durante muitos anos, da diretoria da Sociedade Amigos do Museu de Imagens do Inconsciente, que está completando 50 anos de criação, e agora todos os moradores do entorno – físico, simbólico e afetivo – estão convidados para essa festa da arte, da criatividade e do afeto.

A chegada de In Vitro ao Instituto Municipal Nise da Silveira reafirma a missão do espaço de articular Saúde Mental, memória, arte e cuidado. A instalação, com sua dimensão sensorial e contemporânea, se integra à tradição do Instituto de valorizar a expressão criativa e a arte como caminho de cuidado, afeto e ressignificação. Valores defendidos historicamente ligados ao legado da psiquiatria humanizada, legado da Dra Nise da Silveira e de Dona Ivone Lara, figuras homenageadas.

Portanto, essa é mais uma oportunidade de exploração da arte e expressão cultural. Após a inauguração, a instalação estará disponível para visitação de segunda a sexta, de 8h às 17h, e aos sábados, de 9h às 16h. O Instituto está localizado na Rua Ramiro Magalhães, 521, no Engenho de Dentro.

Categoria:

  • 12 de dezembro de 2025
  • Fonte: Agência de Notícias do Estado do RJ

    Faça um comentário