Compartilhar
Imetro-SC comemora 20 anos de atuação em defesa do comércio justo em Santa Catarina
Instituto de Metrologia de Santa Catarina atua assegurando as medições corretas e a segurança de produtos que dão equilíbrio às relações de consumo – Foto: Thiago Kaue / SECOM
O Instituto de Metrologia de Santa Catarina (Imetro-SC) completou 20 anos de atuação em Santa Catarina. A data foi marcada por uma solenidade especial que reuniu autoridades e servidores, no auditório da Secretaria de Segurança Pública, em Florianópolis, nesta terça-feira, dia 9.
O presidente do Imetro-SC, Alexandre Soratto, destacou a trajetória da Instituição na promoção da confiança nas medições e da segurança dos produtos em Santa Catarina. “Uma consolidação importante, pois o Imetro-SC está no dia a dia do catarinense, do consumidor ao empresário. Trabalhamos para que tenhamos medições cada vez mais corretas, que dão equilíbrio às relações de consumo. Buscamos a segurança de produtos e dos serviços que nos rodeiam. Nos aproximamos do setor produtivo, levando informação de valor para que as empresas possam melhor observar as exigências da metrologia e da segurança de produtos e evitarem infrações e multas. Nossas ações seguem determinação do governador Jorginho Mello para um comércio justo e uma concorrência leal em Santa Catarina”, destacou Soratto.
O superintendente do Inmetro no Rio Grande do Sul, Omer Pohlmann Filho, que representou o presidente do Inmetro, Márcio André Brito, destacou a importância da trajetória do Imetro em Santa Catarina.
O secretário de Estado da Indústria, Comércio e de Serviços, Silvio Dreveck, destacou a importância das ações do Imetro em SC. “Esses 20 anos são um grande marco na história de Santa Catarina e da metrologia. O Imetro-SC desempenha um papel fundamental, que virou referência no país pela excelência do trabalho que vem sendo executado. Com isso, o estado ganha um ambiente de negócios mais confiável, principalmente pela defesa do consumidor e dos cofres públicos”.
Palestras
Também durante a solenidade, dois convidados especiais puderam proferir suas palestras. O secretário adjunto da Fazenda, Augusto Puhl Piazza, falou sobre: “Fora da Curva: quando a colaboração ultrapassa limites”, que retrata sua trajetória pessoal e que emocionou os presentes. Da mesma forma, servidores ouviram o médico, oncologista e escritor, Luiz Alberto Silveira, que proferiu a palestra “Cuidar de quem cuida e é cuidado: caminhos para o equilíbrio no cotidiano do colaborador no serviço público” e que destacou a importância do equilíbrio nas relações pessoais e de trabalho.
Trajetória

Ao longo de duas décadas, o Imetro-SC consolidou-se como um pilar fundamental no equilíbrio das relações de consumo em nosso estado. Suas ações abrangem desde a verificação de balanças, bombas de combustíveis e taxímetros, passando pela inspeção dos pesos e das medidas de produtos, como por exemplo os itens da cesta básica, garantindo que o cidadão pague pelo que de fato consome. Inclui ainda a fiscalização de produtos e serviços regulamentados, como artigos infantis, eletrodomésticos, produtos têxteis, peças automotivas, assegurando que atendam aos requisitos de qualidade e segurança.
A atuação do Imetro-SC não se limita apenas à fiscalização. O Instituto desempenha um papel estratégico no apoio ao desenvolvimento industrial do estado, fornecendo serviços de calibração e ensaios que são cruciais para a competitividade das empresas catarinenses nos mercados nacional e internacional.
Autoridades
Marcaram presença o secretário de Estado da Casa Civil de Santa Catarina, Kennedy Nunes, o secretário adjunto da Fazenda, Augusto Puhl Piazza, que foi um dos palestrantes no evento, o presidente do Conselho Regional de Agronomia e Engenharia de Santa Catarina (CREA-SC), Eng. Civil e Seg. Trab. Kita Xavier, o presidente da Associação Catarinense dos Postos de Ensaio de Cronotacógrafos ACPEC/SC, Fabio Lorenzi, o presidente do Iprev, Mauro de Oliveira, o secretário adjunto de Justiça Reintegração Social, Leandro Ferreira de Melo, a diretora do Procon estadual, Michele Alves, o prefeito de Tubarão, Estener Soratto, a diretora de Gestão de Licitações e Contratos, Francieli Alves Correa, os empresários Leonardo Biasi e Sérgio Lenzi, representantes das associações e federações e demais autoridades.
