Compartilhar
Governo inicia o Webinar Transforma Educação PB e marca o encerramento da maior formação docente da Rede Estadual
O Webinar Transforma Educação PB, promovido pelo Governo da Paraíba, através da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB), teve início nesta segunda-feira (17), em um evento online que marca o encerramento da maior formação continuada já realizada pela Rede Estadual de Ensino. Com transmissão aberta pelo canal @EducacaoGovPB no YouTube, a programação se estende até quarta-feira (19) e reúne professores, gestores e especialistas para debater temas como felicidade no trabalho docente, educação socioemocional, metodologias inovadoras e o papel do professor na era digital. No total, a formação Transforma Educação PB registrou 10.168 inscritos e apresenta mais de 7 mil concluintes. A expectativa é que no encerramento cerca de 2.000 professores participem por dia de seminário.
O secretário de Estado da Educação, Wilson Filho, enviou mensagem aos cursistas enfatizando que o volume de inscritos demonstra o compromisso dos profissionais com o desenvolvimento contínuo. “Investir em formação é investir diretamente nas pessoas que atuam diariamente com os estudantes. É por isso que esse movimento formativo vem de um esforço coletivo que reafirma o compromisso com a melhoria dos resultados da educação pública na Paraíba”, disse. Já o secretário executivo de Gestão Pedagógica, Edilson Amorim, reforçou que a formação alcançou mais da metade dos profissionais da rede. “Os números indicam um encerramento apoteótico. A gerencia está de parabéns por conduzir uma formação tão gigantesca, onde mais da metade dos professores da rede aderiram a essa formação, uma formação ampla, necessária e que sem dúvida dá ânimo para a nossa rede estadual”, afirmou.
Durante a abertura, também foram apresentados os dados consolidados da avaliação da formação, que somou 18.779 respostas e índices superiores a 95% em critérios como recursos didáticos, atividades práticas e conteúdos trabalhados. A gerente executiva de Formação e Desenvolvimento dos Profissionais da Educação, Tatiany Andrade, apresentou o panorama geral da formação e destacou que o webinar simboliza o encerramento de um ciclo que mobilizou docentes de todas as regiões do estado. Ainda na abertura, a gerente pontuou que o Transforma Educação PB terá continuidade em 2026, com trilhas estruturadas a partir das escutas e experiências coletadas durante o ciclo encerrado neste ano. “A próxima etapa trará percursos formativos alinhados às metodologias inovadoras, ao uso de tecnologias educacionais e à prática pedagógica das escolas da rede estadual”, contou.
Promovem o seminário tutores, coordenadores e formadores, fruto da parceria com o ParaibaTEC e do apoio técnico do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). O primeiro dia da programação trouxe atividades destinadas a todas as áreas de conhecimento, iniciando com a palestra “Transforma: um olhar sobre a formação de professores”, apresentada por Maíra Cordeiro e Luiz Cordeiro, ambos da Secretaria de Estado da Educação. Os palestrantes contextualizaram os objetivos pedagógicos da formação e abordaram processos de aprendizagem, práticas docentes e caminhos para o desenvolvimento profissional dos educadores na rede estadual. A conferência abriu a sequência de debates do evento e marcou a entrada oficial da etapa final da formação, dialogando com a trajetória construída ao longo de 2024 nos módulos voltados ao desenvolvimento pedagógico.
Na sequência, o evento apresentou a palestra “Felicidade no trabalho para professores”, conduzida pela pesquisadora Andresa Darosci, da Universidade Federal de Santa Catarina. A atividade discutiu relações de trabalho, bem-estar e aspectos psicossociais que influenciam o cotidiano docente, dialogando com um dos eixos estruturantes do Transforma Educação PB. A pesquisadora compartilhou elementos de suas investigações sobre o tema, relacionando práticas profissionais, saúde ocupacional e fatores que compõem o ambiente de trabalho nas instituições de ensino.
A retomada dos trabalhos aconteceu com a mesa-redonda “Florescer na escola: Educação Positiva e emoções que transformam”, que reuniu representantes do IFPB e da Secretaria de Estado da Educação. As expositoras participaram de um diálogo sobre práticas socioemocionais, Educação Positiva e experiências aplicadas à rotina escolar. A mesa discutiu o papel das emoções no processo educativo, o desenvolvimento de competências socioemocionais e a construção de ambientes que favorecem relações pedagógicas mais alinhadas ao autoconhecimento e ao engajamento estudantil. O debate integrou diferentes perspectivas de atuação em escolas de ensino médio, técnicas e de educação profissional.
Encerrando o primeiro dia da programação, a mesa-redonda “Ensinar e aprender na era digital: o papel do professor na Educação” promoveu uma discussão sobre práticas digitais, cultura tecnológica e desafios da atuação docente em uma sociedade cada vez mais conectada. Participaram representantes da Secretaria de Educação e do IFPB, que apresentaram experiências relacionadas ao uso de tecnologias educacionais, ambientes virtuais de aprendizagem, metodologias híbridas e desenvolvimento de projetos voltados ao ensino técnico e tecnológico. A atividade encerrou o ciclo de debates do dia com reflexões sobre a presença do professor nos processos digitais e sobre a importância da intencionalidade pedagógica no uso dos recursos tecnológicos.
A programação do webinar segue pelos dias 18 e 19, com atividades específicas para as áreas de Ciências da Natureza e Matemática, Pedagogia, Base Técnica, Ciências Humanas e Linguagens. Ao longo das transmissões, professores e especialistas apresentam palestras, mesas-redondas e relatos de práticas, compondo um panorama dos temas trabalhados nas trilhas formativas da edição 2024. A programação está disponível para acesso ao vivo e permanecerá no canal da Secretaria para consulta posterior, ampliando a difusão dos conteúdos e assegurando o alcance das discussões promovidas pelo Transforma Educação PB.
