Compartilhar

Governo do Piauí leva 25 startups para representar estado no maior evento de tecnologia do mundo

Publicado em: 09/11/2025 17:51

O Governo do Estado, por intermédio da Investe Piauí, se prepara para uma participação de destaque no Web Summit Lisboa 2025, o maior evento global de tecnologia, inovação e empreendedorismo do mundo, que será realizado de 10 e 13 de novembro, em Lisboa (Portugal). Este ano, o Piauí terá uma das maiores delegações já enviadas ao evento, com 25 startups selecionadas por meio do programa Startup Piauí, uma iniciativa da Investe Piauí através do Piauí Instituto de Tecnologia (PIT), voltada ao fortalecimento e à internacionalização do ecossistema de inovação do estado.

As startups foram escolhidas por meio de seleção, feita pela Startup Piauí, respeitando critérios técnicos e transparentes. A premiação para as selecionadas, de acordo com o processo, garante que as empresas recebam apoio completo para o evento, incluindo passagens aéreas, hospedagem em Portugal e ingressos de acesso ao evento, para que possam representar o Piauí com estrutura e competitividade no cenário internacional.

“Esta é uma oportunidade única para nossas startups mostrarem ao mundo a criatividade, o talento e a capacidade de inovação que temos no Piauí. Estamos levando o que há de mais promissor em tecnologia no estado”, destacou o gerente de Eventos da Investe Piauí, Patrício Lima.

O Governo do estado terá um estande de mais de 140 m², onde as startups realizarão de mini talks, momentos de discussão sobre todo o ecossistema de tecnologia, inovação e capacitação desse público, além de oportunidade de apresentar e discutir sobre seus respectivos negócios junto ao público internacional presente no evento.

As empresas piauienses estarão no estande do Piauí, que também abrigará outras 20 startups apoiadas pelo Sebrae, somando um espaço de forte presença institucional e empresarial. Além das startups, a delegação piauiense será composta por autoridades, gestores públicos e representantes de entidades parceiras, entre eles o presidente da Investe Piauí, Victor Hugo Almeida, o secretário de Inteligência Artificial, André Macedo, o presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi), Ellen Gera, bem como representantes de projetos, como o Soberania e membros de instituições como Senac e Senai Piauí.

Empresários e convidados também reforçarão a comitiva, como Marco Lessa, da Brasil Origem Week, Paulo Vieira, da empresa de propriedade intelectual Arrowplan e Higor Esteves, vice-presidente da Confederação Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CE-CPLP). A Casa Cachaça de Portugal também será representada por Raquel Lopes, que estará responsável por um coquetel especial no qual serão oferecidos produtos piauienses como cajuína e cachaça.

O estande piauiense também contará com a presença de representantes da Apex Brasil, profissionais da imprensa e de instituições de fomento à inovação, ampliando a rede de contatos e oportunidades de negócios.

Segundo o diretor Comercial para Mercados Europeus da Investe Piauí, Daniel Martins, a participação reforça o papel do estado no mapa global da inovação. “Levar nossas startups para o Web Summit é uma estratégia que vai além da visibilidade. É sobre gerar conexões reais, atrair investimentos e posicionar o Piauí como um ambiente fértil para negócios de base tecnológica, competitivo e sustentável”, afirmou.

O Web Summit e o Piauí

O Web Summit Lisboa é reconhecido como o maior evento de tecnologia e inovação do mundo, reunindo anualmente milhares de participantes, entre startups, investidores, governos, grandes empresas e líderes globais. Durante quatro dias, o evento se transforma em uma vitrine internacional para tendências em inteligência artificial, sustentabilidade, fintechs, transformação digital e empreendedorismo.

A Investe Piauí já tem histórico de participações marcantes no Web Summit, consolidando a presença do estado em um dos ecossistemas mais dinâmicos do planeta. Em anos anteriores, a instituição apresentou iniciativas de inovação pública, promoveu startups locais e estabeleceu contatos estratégicos com investidores europeus e internacionais.

Fonte: Agência de Notícias Estado do PI

Faça um comentário