Compartilhar
Governo de SP promove ação de empregabilidade para pessoas em processo de recuperação
O Governo de São Paulo promoveu, nesta quarta-feira (10), uma ação de empregabilidade voltada a pessoas em processo de recuperação. Mais de 70 vagas de emprego estiveram disponíveis aos assistidos pela rede estadual de Políticas Sobre Drogas no Espaço Prevenir CIC do Imigrante, na capital paulista.
Entre os participantes esteve D.C., de 52 anos, que viveu durante 10 anos como usuário de drogas. Após o acolhimento proporcionado pela Política Sobre Drogas do governo estadual, ele compareceu à ação de empregabilidade e saiu confiante da entrevista para uma vaga de atendente em uma rede de farmácias. “É uma chance real de recomeçar. Há algum tempo eu não via a menor perspectiva de futuro e agora já posso conquistar minha independência financeira e até pensar na compra de um terreno pra construir minha casa”, afirmou.
Outro participante, J.R., de 35 anos, vê na possibilidade de um novo emprego a chance de reconstruir a vida e reconquistar a confiança da família. “Para mim, o trabalho representa muito mais que uma renda e a perspectiva de futuro. Vai ser a oportunidade de resgatar os vínculos e a minha dignidade”, conclui.
LEIA TAMBÉM: Caminho da Capacitação inicia último ciclo do ano em 13 municípios da Região Metropolitana de São Paulo
“A reinserção no mercado de trabalho é parte indissociável do processo de recuperação. Por isso, essa é mais que uma oportunidade de emprego e renda, mas um caminho estruturado de volta à vida produtiva.”, afirma a secretaria de Desenvolvimento social, Andrezza Rosalém. “Esta é a essência de uma política integrada: cuidar, acolher e garantir que cada pessoa tenha as ferramentas necessárias para reconstruir sua trajetória com dignidade”, conclui.
A ação reforçou que a política sobre drogas não se encerra no acolhimento terapêutico, mas se completa quando há garantia de condições reais para que as pessoas retomem suas vidas com protagonismo.
LEIA TAMBÉM:
A iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo (SEDS) foi realizada realizada em conjunto com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET).
PARCEIROS
Durante a ação, empresas parceiras conduziram entrevistas presenciais, avaliando perfis e oferecendo oportunidades em diferentes áreas. A mobilização demonstra como o Estado de SP pode atuar como articulador entre a rede de proteção social e o setor produtivo, ampliando horizontes e criando perspectivas concretas de futuro.
Do lado dos recrutadores, as habilidades aos entrevistados, surpreendeu. Ingrid Souza, recrutadora presente na ação, declarou-se impressionada com os perfis das pessoas em recuperação. “Essas pessoas têm conhecimento, habilidades e, por terem passado por vivências tão desafiadoras, sabem valorizar as oportunidades. Querem de uma maneira muito mais intensa lutar pelo futuro”, destacou.
Arthur Batista, também recrutador, compartilhou seu entusiasmo com a iniciativa. “Eu estou muito feliz por ter a oportunidade de participar deste tipo de recrutamento, em que a gente vê o desejo de uma nova vida, o empenho, a força e a sensibilidade”, afirmou.
Espaço Prevenir: prevenção, acolhimento e perspectiva de futuro
O Espaço Prevenir, onde ocorreu a ação, é uma iniciativa inédita da atual gestão estadual. Criado para oferecer apoio a familiares e indivíduos impactados pelo transtorno por uso de substâncias psicoativas, o equipamento atua na prevenção à recaída de pessoas que completaram intervenções em serviços de acolhimento terapêutico e repúblicas.
Com uma equipe interdisciplinar formada por assistente social, psicólogo e pedagogo, o local oferece apoio psicoemocional por meio de terapias individuais e em grupo, além de atividades socioeducativas de lazer e cultura.
O objetivo é fortalecer vínculos comunitários e sociais, ampliando o universo de oportunidades das pessoas atendidas.
A ação de empregabilidade reafirmou o papel da SEDS como articuladora de políticas públicas integradas, que atuam de forma estratégica para transformar acolhimento em oportunidades concretas de recomeço.
