Compartilhar

Governo de Santa Catarina lança 2ª edição do Programa para combater o lixo nos oceanos

Publicado em: 15/12/2025 23:41

Foto: Eduardo Valente/GOVSC

Edição anterior da iniciativa alcançou mais de 50 mil pessoas nas praias catarinenses

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e da Economia Verde (Semae) lança nesta terça-feira, 16/12, o programa Jogue Limpo com o Meio Ambiente, durante a temporada de verão de 2025/2026 nas praias do estado. O objetivo é engajar a população na preservação das praias e oceanos, sensibilizando e educando sobre o impacto do lixo nos oceanos. O primeiro point da iniciativa na temporada será na Praia de Zimbros, em Bombinhas, no Litoral Norte catarinense e vai mobilizar veranistas, moradores, estudantes, comerciantes e turistas em atividades lúdicas, educativas e informativas.

As ações do Jogue Limpo com o Meio Ambiente incluem a conscientização e orientação sobre a temática Meio Ambiente e Lixo nos Oceanos, com materiais informativos e atividades em uma tenda Interativa com jogos educativos sobre sustentabilidade e distribuição de brindes ecológicos para os participantes, como squezze, jogo de frescobol, boné, viseira, coletor de óleo de cozinha e sacola ecológica.

A interação com o público por meio de jogos didáticos incluiu uma roleta e dados, onde o participante gira e recebe uma pergunta sobre sustentabilidade e cuidados com o meio ambiente, com foco na gestão de resíduos e o combate ao lixo no mar e cultura oceânica. Em seguida, o participante responde e recebe mais informações sobre o tema da pergunta. Entre as orientações dadas aos banhistas estão dicas sobre como descartar corretamente seu resíduo (resíduos gerais, além de medicamentos, óleo de cozinha), dicas de cuidados com os recursos naturais como água, energia, fauna, cuidados com as praias, e conscientização relacionada a lixos no marés, balneabilidade, entre outras.

“Com a realização dessas atividades, a Semae busca promover a conscientização sobre o lixo nos oceanos e incentivar uma mudança de comportamento duradoura nas pessoas, para que cuidem das nossas praias e oceanos de maneira mais responsável. O programa Jogue Limpo com o Meio Ambiente visa engajar, sensibilizar e educar, tornando cada participante um agente de transformação na preservação do meio ambiente” destaca o secretário adjunto do Meio Ambiente e Economia Verde, Guilherme Dallacosta.

Santa Catarina conta com 41 municípios na sua costa e 27 deles estão de frente para o mar e enfrentam um grande desafio no combate ao lixo nos oceanos. Esses resíduos não só afetam a biodiversidade marinha, mas também impactam a economia e a qualidade de vida das regiões. O lixo nos oceanos é um dos maiores desafios ambientais enfrentados pelo Brasil, com o país contribuindo anualmente com até 190 toneladas de resíduos no mar. Desses resíduos, 80% são compostos por plásticos, filtros de cigarro, borrachas, metais, vidros, têxteis e papéis.

O lixo disperso nos oceanos tem a capacidade de se espalhar rapidamente, causando danos irreparáveis aos ecossistemas marinhos e às praias. Nesse sentido, o programa Jogue Limpo com o Meio Ambiente visa estimular o cuidado com o meio ambiente e o sentimento de pertencimento às nossas praias através de jogos educativos. Além disso, o programa visa a formação de multiplicadores para a adoção de práticas de consumo consciente e conservação ambiental, alcançando tanto as comunidades locais quanto os turistas.

Atendimento do programa Jogue Limpo na edição anterior 2025/2026. Foto: Semae/Divulgação

“O programa é uma forma de interagirmos com os nossos turistas e moradores locais para estimular o conhecimento e cuidados com a natureza, para que todos aproveitem as belezas naturais das nossas praias, mas que lembrem também de cuidar de todas as belezas naturais disponíveis por aqui. Tudo isso sendo feito de uma maneira alegre e com atividades para todas as famílias”, destaca o Assessor de Educação Ambiental da Semae, Nei Cunha.

A iniciativa é promovida pela Secretaria do Meio Ambiente e da Economia Verde (Semae) por meio da Assessoria de Educação Ambiental, em conjunto com a Gerência de Integração e Planejamento Ambiental (Geipa). O projeto conta ainda com o apoio institucional da Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros Militar e prefeituras municipais das localidades que recebem a iniciativa.

Confira o cronograma de atividades nas praias catarinenses:

Locais e datas:

  • Bombinhas – Na Praia de Zimbros, dia 16/12
  • Balneário Arroio do Silva – 09/01/26
  • Florianópolis – 16/01/26
  • Navegantes – 23/01/26
  • Itajaí – 30/01/26
  • Florianópolis – 04/02/26
  • Penha – 26/02/26
  • São Francisco do Sul – 27/02/26
  • Porto Belo – 06/03/26

Horário:

Fonte: Agência de Notícias do Estado de SC

Faça um comentário