Compartilhar
Governo da Paraíba avança no Pacto pela Inovação no Sertão
O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties), realizou, nessa segunda (17) e terça-feira (18), uma série de encontros estratégicos com representantes da La Salle Technova Barcelona para avançar na construção do Pacto pela Inovação no Sertão. A programação ocorreu no Parque Tecnológico Horizontes de Inovação, no Centro Histórico de João Pessoa, e reuniu os três eixos da tríplice hélice: governo, instituições de ensino superior e setor produtivo.
Para o secretário da Secties, Claudio Furtado, o momento marca o início de uma nova etapa de integração entre os atores que irão compor o futuro Pacto pela Inovação.
“É muito importante iniciar esse momento de discussão com esses atores para construirmos o pacto pela inovação da Paraíba e olharmos especialmente para o Sertão. O objetivo central é entender como o Complexo Científico, com equipamentos como o Bingo, a Cidade da Astronomia, o Museu de Arqueologia de Cajazeiras e o Vale dos Dinossauros, pode gerar desenvolvimento regional a partir da ciência e da tecnologia”, destacou.
O presidente da La Salle Technova Barcelona, Josep Piqué, reforçou que o potencial do projeto está na capacidade de articular os diferentes agentes do território em torno de uma visão comum. “Apostar nesse pacto é uma decisão muito inteligente, porque significa somar capacidades de toda a Paraíba para o desenvolvimento do Sertão. Nosso trabalho parte do princípio de que cada hélice tem seus ativos, mas, acima de tudo, pode cocriar uma visão e implementar projetos que representem um antes e um depois para a região”, afirmou.
Entenda as reuniões – No primeiro dia de programação, a manhã foi dedicada ao encontro com reitores, pró-reitores e coordenadores de laboratórios de inovação vinculados às Instituições de Ensino Superior da Paraíba. As discussões enfatizaram o papel da pesquisa científica acadêmica no fortalecimento das ações do Complexo Científico do Sertão e as oportunidades de integração entre ensino, inovação e desenvolvimento territorial.
Durante a tarde, a pauta se voltou aos órgãos e representantes do Governo do Estado e dos municípios que compõem o entorno do Complexo. O foco esteve na construção de estratégias conjuntas para gestão, infraestrutura, sustentabilidade e cooperação institucional.
No segundo dia, pela manhã, foi a vez das empresas e instituições do setor produtivo ligadas à ciência, tecnologia, inovação, turismo e serviços, participarem das mesas de trabalho, especialmente aquelas situadas no eixo territorial do Sertão. As discussões abordaram oportunidades de negócios, cadeias produtivas emergentes, tecnologias sociais e modelos de sustentabilidade econômica.
Encerrando o ciclo, um workshop uniu todos os eixos da tríplice hélice para discutir e alinhar propostas, consolidar diagnósticos e avançar rumo ao documento-base do Pacto pela Inovação no Sertão.
Parceria internacional e construção do modelo de gestão – A La Salle Technova Barcelona, instituição de referência mundial em ecossistemas de inovação, conduziu metodologicamente os encontros. Participaram Josep Piqué, engenheiro, pesquisador e presidente da instituição, Carlos Olsen, fundador da Global Business Innovation Intelligence, e Carina Rapetti, gerente geral da Triple Helix Association.
A presença da delegação catalã dá continuidade ao acordo internacional firmado em abril deste ano, por meio do Programa Paraíba Sem Fronteiras, que busca consolidar um modelo inovador e sustentável de gestão para o Complexo Científico do Sertão, com foco na inclusão digital, no empreendedorismo e na preservação do bioma caatinga.
