Compartilhar

Governo apresenta Plano de Contingência Escolar na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, em Belém

Publicado em: 12/11/2025 22:00

Nesta quarta-feira (12/11), Dia da Educação na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que ocorre em Belém, no Pará, o governo estadual apresentou exemplos de reconstrução e resiliência da Rede Estadual. A secretária da Educação, Raquel Teixeira, destacou as ações desenvolvidas pelo Estado e o Guia para Elaboração de Planos de Contingência Escolares para Eventos Climáticos (Plancon Escolar). O material, que traz orientações para as escolas estaduais, foi desenvolvido pela Secretaria da Educação (Seduc), com apoio do Instituto Alana e assessoria técnica do Vozes da Educação.

Pela manhã, a secretária participou do painel “Educação ambiental escolar e clima”. O evento foi promovido pelo Ministério da Educação (MEC), com a presença do ministro, Camilo Santana; da titular da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos do MEC, Zara Figueiredo; e do presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime Nacional), Luiz Miguel Martins; entre outras autoridades. 

Além de entregar uma cópia do Plancon Escolar ao ministro, Raquel destacou a dimensão da tragédia de 2024 e os aprendizados na gestão da crise no Rio Grande do Sul. “As enchentes recentes atingiram mais de 1.400 escolas e afetaram profundamente a aprendizagem e a vida de estudantes e professores. Por isso, decidimos sair do lugar de apenas reagir para o lugar de prevenir, colocando a escola como centro irradiador de formação, de informação e de novos comportamentos diante da crise climática”, enfatizou Raquel. 

Na parte da tarde, a titular da Seduc participou do painel “Gestão para a resiliência escolar e continuidade da educação”, organizado pelo Instituto Alana, no Espaço da Caixa Cultural. No encontro, Raquel detalhou as ações desenvolvidas pelo Estado durante as enchentes de 2024 e o conjunto de medidas estruturadas no Plancon Escolar.  Nesse movimento de prevenção e planejamento, o Plancon Escolar está integrado aos instrumentos de gestão já existentes dentro das escolas estaduais, como o Projeto Político-Pedagógico (PPP) e o Plano Anual de Ações e Metas, tornando-se, assim, uma ferramenta permanente de planejamento no cronograma escolar.

“A COP30 evidencia que a resiliência climática é um compromisso coletivo”, disse Raquel
Foto: Gustavo Peres/Ascom Seduc

Sobre o Plancon Escolar

A elaboração do Plancon Escolar começou em 2024, a partir de um processo de escuta com profissionais da educação, estudantes, equipes das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), gestores escolares e especialistas em proteção e defesa civil.

A implementação do Plancon Escolar avança em etapas. Neste ano, um projeto-piloto está em andamento, com 87 escolas da Rede Estadual de seis regiões diferentes. Elas foram selecionadas para receber formações específicas, permitindo que as equipes diretivas estejam preparadas para concretizar as ações dos planos de contingência. 

“A COP30 evidencia que a resiliência climática é um compromisso coletivo, que se constrói também nos espaços educativos. Preparar a educação para o clima é, portanto, preparar o futuro. A partir de políticas públicas integradas, infraestrutura sustentável e formação cidadã, o Brasil pode se tornar referência mundial em educação climática, transformando o desafio das mudanças ambientais em oportunidade de inovação, equidade e esperança”, destacou a secretária.

Seduc na COP30

A programação da Seduc na COP30 segue até 19 de novembro, com atividades em painéis e debates. Além da equipe técnica da secretaria, nove estudantes gaúchos, de todas as regiões do Estado, apresentarão a Declaração da Juventude Gaúcha pelo Clima, reafirmando o protagonismo da nova geração na defesa do planeta.

Texto: Ascom Seduc
Edição: Secom

Fonte: Agência de Notícias do Estado do RS

Faça um comentário