Compartilhar

Governador inaugura 74 novos leitos e amplia estrutura do Novo Hospital de Picos

Publicado em: 13/12/2025 13:07

O governador Rafael Fonteles inaugurou, neste sábado (13), 74 novos leitos de enfermaria no Novo Hospital de Picos, reforçando a capacidade de atendimento e consolidando a unidade como referência em saúde pública para a macrorregião. A entrega corresponde à conclusão do segundo e do terceiro pavimentos do hospital, com padrão elevado de qualidade, ampliando significativamente a assistência à população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante a solenidade, o governador anunciou novas etapas de expansão da unidade, incluindo a ampliação do centro cirúrgico, da central de diagnóstico, além da implantação de tomografia, ressonância magnética, hemodinâmica e tratamento oncológico.

(Foto: Gabriel Torres)

“Concluímos agora a entrega dos 74 leitos de enfermaria, em um padrão de qualidade altíssimo, e já vamos iniciar a ampliação do hospital. A expectativa é inaugurar essa nova etapa até o final de março do próximo ano, para que o Novo Hospital de Picos seja similar ao Hospital Getúlio Vargas, em Teresina”, afirmou Rafael Fonteles, ressaltando ainda os investimentos contínuos em custeio, equipes multiprofissionais e gestão eficiente.

(Foto: Gabriel Torres)

O governador também destacou que a reorganização da rede regional fortalece o papel de cada unidade de saúde, com o Novo Hospital de Picos focado em atendimentos de média e alta complexidade, enquanto outras unidades cumprem funções específicas, garantindo maior eficiência, segurança do paciente e qualidade nos serviços. “É uma verdadeira revolução na saúde pública dessa macrorregião, que sempre foi a principal demanda da população”, completou.

Representando a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), o superintendente Dirceu Campelo reforçou que a entrega marca mais um avanço na transformação da saúde em Picos. “Estamos separando os atendimentos para garantir cada vez mais qualidade, eficiência e segurança para pacientes, usuários e acompanhantes. Aqui é o SUS do Piauí mostrando sua verdadeira força”, destacou.

(Foto: Gabriel Torres)

Segundo Dirceu, os indicadores já refletem os resultados dos investimentos, com tempo médio de espera por cirurgias eletivas abaixo de 60 dias, além do aumento expressivo na oferta de consultas, exames e procedimentos ambulatoriais.

O gestor lembrou a recente entrega de novas centrais de diagnóstico no estado, que ampliaram significativamente o acesso a exames e possibilitam diagnósticos mais precoces, contribuindo para melhores desfechos clínicos e mais qualidade de vida à população. “É uma grande revolução para garantir uma saúde pública cada vez mais eficiente e resolutiva para o povo do Piauí”, concluiu.

(Foto: Gabriel Torres)

Álbum de fotos relacionado

Entrega de 74 novos leitos no Novo Hospital de Picos

Fonte: Agência de Notícias Estado do PI

Faça um comentário