Compartilhar
Governador destaca importância de livro piauiense que moderniza aprendizagem da matemática
O governador Rafael Fonteles prestigiou, nesta segunda-feira (17), o lançamento do livro “Matemática Intermediária: A Via das Aproximações Multifárias”, de autoria do professor Nazareno Fonteles, no Auditório Afonso Sena, da Universidade Federal do Piauí (Ufpi). A obra, com cerca de 600 páginas, apresenta uma proposta que busca renovar a compreensão da matemática, articulando fundamentos que vão do ensino básico à pós-graduação de forma integrada.
Ao apresentar o conteúdo de sua obra, Nazareno Fonteles explicou a base conceitual que estrutura o livro. “Desenvolvemos um tempo atrás essa teoria chamada de ‘A Via das Aproximações Multifárias’, onde a gente conclui que todo o conhecimento humano é aproximado, e apliquei isso à matemática. Muita gente já tinha essa visão, mas outra coisa é dizer que a gente aprende por aproximação. E se a gente sistematizar essa visão, a gente vai organizar melhor, conhecer mais e desenvolver mais a ciência. É um livro intermediário que leva desde o ensino básico à pós-graduação”, destacou o autor.
Ao retornar ao auditório, onde estudou e recebeu premiações de olimpíadas, o governador Rafael Fonteles destacou a emoção de vivenciar o lançamento. “É uma felicidade voltar à Universidade para prestigiar a produção de conhecimento piauiense. Hoje ver o Dr. Nazareno, que é meu pai, lançando uma obra que fortalece a aprendizagem da matemática sob uma nova perspectiva, usando aproximações que facilitam o entendimento e ajudam a desmistificar muitos conceitos, é muito especial”, afirmou o governador.
Durante a cerimônia, o Departamento de Matemática da Ufpi concedeu uma placa ao professor Nazareno Fonteles, reconhecendo seu legado no ensino da matemática e a dedicação à formação de gerações no estado. O governador Rafael Fonteles também foi homenageado pela trajetória acadêmica exemplar e contribuição ao desenvolvimento do Piauí.

Nazareno Fonteles, que também é médico e político, destacou ações consideradas estruturantes da atual gestão estadual na área da educação. “Toda política que for mais inclusiva e fizer com que os que mais precisam possam ser protagonistas da sociedade terá o meu aplauso. A escola de tempo integral com formação técnica era um sonho de muita gente e o governador Rafael completou essa obra. Incluir inteligência artificial nas escolas públicas também é revolucionário”, completou.
A reitora da Ufpi, Nadir Nogueira, celebrou o lançamento dentro da instituição, ressaltando a relevância do trabalho do docente. “Certamente é um livro que vai compor um acervo importante dentro da área. A Universidade se orgulha pelo papel social e pela importância do professor Nazareno na educação do Piauí”, pontuou a reitora.

