O Governo de Goiás realiza nesta quinta-feira, dia 9, das 15 às 17 horas, o webnário “A primeira experiência da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e da convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência diante de uma pandemia”. O seminário realizado pela internet, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), em parceria com o Gabinete de Políticas Sociais (GPS), será transmitido pelo Facebook da Seds.
O objetivo é celebrar e refletir acerca dos 12 anos da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, ratificada com valor de normas constitucionais e promulgada em 2009; e também os cinco anos da criação da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI). “Duas grandiosas leis que representam um marco na garantia dos direitos das pessoas com deficiência em todo o território brasileiro”, diz a secretária da Seds, Lúcia Vânia, que coordenará o webnário.
Considerando o contexto da pandemia provocada pela Covid-19 e tendo em vista que as pessoas com deficiências se encontram em situação de maior vulnerabilidade, principalmente aquelas com complicações psicomotoras e restrições respiratórias pré-existentes, torna-se importante a participação da sociedade em geral no webnário.
“Para construirmos um caminhar que assegure a todas as pessoas com deficiência os direitos humanos, o direito à vida”, diz a gerente de Inclusão da Pessoa com Deficiência, Cidinha Siqueira.
Presenças confirmadas:
Marcos Castilho, servidor público no campo do controle social, vice-presidente da Federação Pestalozzi e presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência; Chico Aafa, cantor e compositor. que recebeu, entre outros reconhecimentos, o Prêmio Grão Música 2018; Izabel Maior, médica fisiatra, professora aposentada da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro (UFRJ) e ex-secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, de 2002 a 2010.
Comunicação Seds