Compartilhar
Frente Parlamentar de Combate à Pobreza realiza reunião de avaliação dos trabalhos
Encontro contou com a presença do presidente do colegiado, deputado Arnaldo Melo, do deputado Ricardo Arruda e de técnicos do colegiado
Agência Assembleia
A Frente Parlamentar de Combate à Pobreza realizou, na tarde desta quarta-feira (10), na Sala das Comissões da Assembleia Legislativa do Maranhão, uma reunião de análise e balanço dos trabalhos realizados pelo colegiado desde sua instalação, em 2023.
Presidida pelo deputado Arnaldo Melo (PP), a frente parlamentar tem como objetivos mapear os principais fatores que impedem o crescimento socioeconômico do Maranhão, a partir de uma visão objetiva do problema; indicar ações concretas para execução de políticas públicas capazes de diminuir os índices de pobreza; acompanhar a execução de programas sociais já existentes e propor soluções inovadoras para sua melhor execução.
“Estamos encerrando o ano 2025 fazendo um balanço, um levantamento de tudo que conseguimos compilar para que no início do ano a gente reúna novamente, trazendo mais informações. O saldo desta frente é muito positivo, porque nós estudamos problemas de áreas como renda, educação e longevidade, construímos parcerias com órgãos e instituições, e nós vamos continuar perseverando nessa linha”, disse o deputado Arnaldo Melo.
A reunião contou ainda com as presenças do deputado Ricardo Arruda (PSB) e do secretário adjunto de Infraestrutura e Projetosda Secretaria de Estado de Indústria e Comércio, Ubiratan Silva, além de técnicos que compõem a frente.
Para o deputado Ricardo Arruda, a Frente Parlamentar de Combate à Pobreza é um instrumento para tentar auxiliar no crescimento do Maranhão. “A intenção é que o produto desse trabalho da Frente Parlamentar de Combate à Pobreza seja um relatório que vai ser apresentado às instituições e aos órgãos de governo, para que possamos, finalmente, sair da situação de um estado rico e um povo pobre. É uma iniciativa louvável do deputado Arnaldo Melo, que foi prontamente acolhida por toda a Casa e o parlamento participou de forma bastante consistente nesse processo”, disse o parlamentar.
Ações
Durante a reunião, foram apresentados balanços das agendas da frente parlamentar durante os anos de 2023, 2024 e 2025. Também os desafios identificados pelo colegiado em áreas como longevidade, educação e renda.
Sobre a primeira, foram listados assuntos como redução da taxa de mortalidade infantil e ampliações de coberturas vacinais, de abastecimento de água e rede de esgoto, além de coleta de resíduos sólidos. No quesito educação, a frente parlamentar apontou como desafios a redução da taxa de evasão no ensino fundamental e médio e redução da taxa de distorção idade-série, além do analfabetismo entre jovens e adultos.
Na geração de renda foram apresentadas a necessidade de qualificação de mão de obra e ampliação de matrículas em cursos de qualificação profissional e, também, aumento do rendimento médio domiciliar per capta e de trabalhadores formais, bem como redução da pobreza extrema.
Ao final, para superar estes desafios, foram exibidas recomendações de políticas públicas e ações que podem contribuir com o combate à pobreza no Maranhão, a exemplo do fortalecimento dos sistemas de proteção social, programas de formalização e estímulo ao empreendedorismo local, centros regionais de formação técnica, entre outros.
