Compartilhar
Fórum coordenado pelo MPES reúne mais de 300 pessoas em Seminário de Agroecologia em Santa Maria de Jetibá
O Fórum Espírito-Santense de Combate aos Impactos de Agrotóxicos e Transgênicos e pela Agroecologia (FESCIAT), coordenado pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), promoveu, nesta quarta-feira (12/11), o I Seminário Estadual de Agricultura Familiar e Produção Orgânica (SEAFPO), em Santa Maria de Jetibá. O encontro reuniu mais de 300 pessoas, entre agricultores, pesquisadores, representantes de instituições públicas e privadas e cidadãos comprometidos com o fortalecimento da agroecologia e da segurança alimentar no Espírito Santo.
O evento, realizado no Centro de Evento Cultural e Esportivo Sofia Arnholz Berger, abordou temas como o agroecossistema capixaba, a segurança alimentar e nutricional e os desafios das mudanças climáticas, além de apresentar uma feira de produtos orgânicos e iniciativas de inovação do programa Startups e Empreendedorismo Estadual em Desenvolvimento no Espírito Santo (SEEDES).


Compuseram a mesa de abertura do evento a Promotora de Justiça Isabela de Deus Cordeiro, Coordenadora do FESCIAT; o Promotor de Justiça de Santa Maria de Jetibá, Gabriel Heringer; o Secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli; o representante do Instituto Federal do Espírito Santo, Lusinério Prezotti; o Subsecretário de Agricultura Familiar e Agroecologia, Rogério Favoretti; além de autoridades municipais e representantes de setores ligados à agricultura.
A Promotora de Justiça Isabela Cordeiro destacou a necessidade de união entre os diversos setores da sociedade para garantir a produção de alimentos saudáveis e sustentáveis:

“O seminário busca reunir todos os atores institucionais e não institucionais de modo a fortalecer o compromisso coletivo com a produção orgânica. É fundamental compreender os desafios dessa temática e, ao mesmo tempo, atuar para superá-los com diálogo e responsabilidade ambiental.”
À tarde, a Coordenadora do FESCIAT conduziu o debate “Pacto Ecológico Capixaba: transição do sistema alimentar convencional para o agroecológico”, que abordou a contribuição da agroecologia para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS 2 (Fome Zero e Agricultura Sustentável) e o ODS 13 (Ação contra a Mudança Global do Clima).
Continuidade
As atividades do FESCIAT continuam nesta quinta-feira (13), de forma online, com grupos de trabalho e a 37ª Reunião Plenária do Fórum.
A Promotora de Justiça Regional do Consumidor, Sandra Lengruber, também participa deste segundo dia de seminário, no Painel 3, que tem como tema “O alimento seguro e os desafios rumo ao sistema orgânico de produção”, ao lado do Coordenador de Agroecologia e Produção Orgânica da Secretaria de Agricultura, Luciano Fasolo.
