Compartilhar
Formatura do MBA em Governança Pública reúne TCE, UFS e Alese
Em uma cerimônia marcada pela integração institucional e pelo reconhecimento da qualificação de servidores públicos, foi realizada a formatura da primeira turma do MBA em Governança Pública, resultado de uma parceria entre o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). Ao todo, 81 profissionais concluíram o curso, sendo metade deles servidores da Alese. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jeferson Andrade (PSD), também esteve presente no evento e recebeu o certificado de conclusão, já que participou ativamente das aulas ao longo da formação.
O presidente da Alese, Jeferson Andrade, destacou a importância da formação e agradeceu às instituições parceiras. “Quero agradecer ao Tribunal de Contas, em nome da presidente Suzana, e à Universidade Federal de Sergipe. É uma honra capacitar nossos funcionários da Casa — efetivos, comissionados e todos que atendem à população sergipana. É um curso bastante importante sobre gestão, e a Assembleia fica muito honrada, primeiro pela parceria e também por integrar essa primeira turma. A UFS é uma instituição reconhecida nacionalmente, e agradeço mais uma vez à presidente Suzana e parabenizo todos os formandos deste dia tão especial”, afirmou.
Ao comentar o próprio sentimento por concluir o MBA, Jeferson Andrade ressaltou sua ligação pessoal com a universidade. “É emocionante voltar à UFS. Meu primeiro vestibular foi lá. Não consegui me formar na época por conta da vida pública, acabei concluindo meus estudos em outra instituição, mas agora retorno — como dizem, ‘bom filho à casa torna’. Agradeço ao corpo docente da UFS, que todos nós sabemos da excelência, e reforço que este é um curso importante para levarmos para toda a vida e para atendermos cada vez melhor o povo sergipano”, declarou.
O MBA foi criado com o objetivo de promover a formação e o aperfeiçoamento de profissionais que atuam no âmbito do TCE e das organizações públicas jurisdicionadas por ele. A primeira turma contemplou 81 graduados — eleitos, nomeados ou concursados — e ofereceu uma formação completa sobre governança pública, arquitetura de políticas públicas, elaboração e gestão de projetos, desempenho organizacional e visão estratégica das instituições governamentais. Entre os objetivos específicos, destaca-se o aprofundamento dos debates sobre os caminhos contemporâneos da Administração Pública, a identificação de gargalos institucionais e a construção de soluções inovadoras para desafios reais do setor público.
A presidente do Tribunal de Contas de Sergipe, Suzana Azevedo, destacou a relevância da formação para o fortalecimento da gestão pública. “Qualificar um servidor é a certeza de que teremos uma prestação de serviço muito melhor. Quando o Tribunal de Contas e a Assembleia Legislativa formam quase 100 servidores no curso de Governança, temos a garantia de que tudo o que aprenderam na Universidade Federal de Sergipe será aplicado no dia a dia das instituições, melhorando o serviço público e garantindo que ele chegue com qualidade a quem mais precisa — seja na saúde, na educação ou na condução de processos com lisura e transparência. Hoje é um dia de festa para o Tribunal de Contas e, sem dúvida, para a Assembleia, porque formar uma turma tão dedicada, que estudou sábados, domingos, sextas à tarde e à noite, é a demonstração do compromisso desses servidores em oferecer o melhor ao Estado de Sergipe”, afirmou.
Vinculado aos Departamentos de Administração da UFS — DAD/CCSA e DACI/Campus Itabaiana — o curso reforçou a excelência acadêmica da instituição, que possui nota máxima no recredenciamento do MEC e conta atualmente com 57 programas de pós-graduação, incluindo 21 doutorados. Os departamentos parceiros do MBA se destacam no ENADE, com notas 5 e 4, e reúnem professores com sólida trajetória profissional e acadêmica, atuando nos mestrados da área avaliados pela CAPES.
O pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UFS, Eduesley Santana Santos, destacou a satisfação da instituição em participar do processo formativo. “Representando o reitor da Universidade Federal de Sergipe, é um dia de alegria acompanhar a conclusão deste MBA, que trata de um tema tão pertinente como a governança pública. É um prazer para a UFS estar presente neste momento de finalização de ciclo, encerrando uma pós-graduação extremamente relevante para o serviço público do nosso estado. Ver servidores da Alese e do TCE integrando essa turma é motivo de grande satisfação para a Universidade Federal de Sergipe”, afirmou.
A formanda Edenilde Silvestre, servidora do TCE e técnica administrativa, destacou a importância da capacitação para sua atuação profissional. “Primeiramente, quero agradecer ao Tribunal de Contas e à Universidade Federal de Sergipe por este curso maravilhoso, que nos trouxe uma grande gama de conhecimentos sobre governança pública. E governança pública é tudo de bom — ela precisa estar presente na gestão pública. Precisamos sempre planejar, acompanhar e buscar uma gestão cada vez melhor. Nós prestamos serviço à sociedade, e é essa excelência, fortalecida por tudo o que aprendemos aqui, que queremos oferecer”, afirmou.
O comandante do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), tenente-coronel Jonatas Souza, ressaltou a relevância da capacitação para o aprimoramento da administração pública. “Qualificar um servidor é a certeza de que teremos uma prestação de serviço muito melhor no setor público. Quando o Tribunal de Contas e a Assembleia Legislativa formam quase 100 servidores em um curso de governança, temos a garantia de que tudo o que aprenderam na Universidade Federal de Sergipe será levado para o dia a dia das instituições, melhorando o serviço público e garantindo que ele chegue com qualidade a quem realmente precisa — seja em saúde, educação ou em processos conduzidos com lisura e transparência. Hoje é um dia de festa para o Tribunal de Contas e, com certeza, para a Assembleia. Formar uma turma tão dedicada, que esteve aqui estudando sábados, domingos, sextas à tarde e à noite, demonstra o compromisso desses profissionais em oferecer o melhor ao serviço público de Sergipe”, afirmou.
A coordenadora-geral da Agência de Notícias da Alese, Stephanie Macêdo, celebrou o encerramento da formação e destacou o valor do investimento no servidor público. “Sim, é um dia que nos alegra bastante, um momento em que o servidor se sente valorizado pela instituição. É gratificante ver duas instituições reconhecendo o valor do servidor público e fazendo com que esse curso existisse. No nosso trabalho de intervenção do MBA, buscamos fortalecer a comunicação, dando mais estrutura e melhor visibilidade, e isso tornou a experiência ainda mais enriquecedora”, afirmou.
A assessora de imprensa do presidente da Alese, Andreza França, ressaltou a importância da conclusão do MBA e a satisfação com a iniciativa. “Hoje é um dia de alegria com o encerramento deste MBA em Governança Pública, uma iniciativa da Alese em parceria com a UFS e o Tribunal de Contas. É uma satisfação enorme estar aqui hoje, após meses de muita dedicação. Só tenho a parabenizar nosso presidente, deputado Jeferson Andrade, por essa importante decisão, que envolveu servidores, o Tribunal de Contas e a UFS. É um dia de realização e celebração para todos nós”, afirmou.
Foto: Débora Nepomuceno| Agência de Notícias Alese
