Compartilhar

Evento ‘Futurismo’ debate inovação e fortalece avanços do turismo na Serra da Capivara

Publicado em: 15/12/2025 09:54

O evento ‘Futurismo – Olhar Atento no Futuro do Turismo’ reuniu, nesse sábado (13), gestores públicos, especialistas e profissionais do setor no auditório do IFPI, em São Raimundo Nonato, com o objetivo de debater tendências, inovação e estratégias para fortalecer o turismo no Território Serra da Capivara. A programação contou com painéis, palestras e oficina voltados à participação da comunidade, governança regional e aos desafios do desenvolvimento turístico sustentável, reforçando a integração entre poder público, academia e iniciativa privada.

Durante o evento, a especialista em inovação e transformação digital no turismo, Marta Poggi, destacou o potencial do Piauí no cenário nacional e internacional. “Sou uma grande fã do Piauí, um estado que reúne muitas belezas e singularidades. Estar em São Raimundo Nonato, participando do Futurismo, foi uma oportunidade de compartilhar tendências e inovações que vêm se consolidando no turismo global, mas, principalmente, de trocar experiências e entender o que faz sentido para a realidade local. A ideia foi identificar quais tendências podem ser adaptadas, como inovar nos serviços e tornar o destino ainda mais competitivo, fortalecendo profissionais, empresas e toda a região”, afirmou a consultora.

Foto: Ascom Setur

O secretário do Turismo, Daniel Oliveira, ressaltou que o Futurismo representa um grande avanço para o desenvolvimento do turismo regional. Segundo ele, iniciativas como essa ampliam a qualificação dos profissionais e ajudam a alinhar o destino às novas demandas do mercado. “Estamos preparando o turismo do Piauí para o futuro, conectando inovação, planejamento e identidade local. São Raimundo Nonato e o território da Serra da Capivara têm um papel central nesse processo, e investir em conhecimento e integração é fundamental para consolidar o destino de forma sustentável e competitiva”, pontuou o gestor.

Ao longo do dia, os debates reforçaram a importância da governança compartilhada, da participação das comunidades locais e do uso da inovação como ferramenta para gerar oportunidades e fortalecer a economia regional. O evento reuniu cerca de 50 pessoas e se transformou em um espaço de construção coletiva, estimulando novas ideias e caminhos para que o turismo da região sudeste do Piauí avance de forma integrada, inovadora e alinhada às tendências globais, sem perder as características culturais e territoriais.

O evento contou com patrocínio do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo, e Governo Federal, por intermédio da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur).

Fonte: Agência de Notícias Estado do PI

Faça um comentário