Compartilhar

Estudante da Uespi de Picos vence prêmio nacional de jornalismo

Publicado em: 16/12/2025 17:36

A estudante de Jornalismo da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Roberta Diniz, do campus Professor Barros Araújo, em Picos, está entre as dez vencedoras da 2ª edição do Edital Academia LED – Jornalismo Globo na Universidade. O tema “Inovação nas cidades: onde o Nordeste se reinventa” premiou propostas criativas de estudantes para pautas de interesse público.

A iniciativa da Globo inspirou projetos que revelam o Nordeste como polo de inovação jornalística. Roberta, estagiária do projeto Educação Arretada (COAR Notícias), apresentou “Arriégua! Ói as Fake News: o combate à desinformação com sotaque nordestino”. O trabalho prevê reportagens escritas e audiovisuais em plataforma da Globo, focadas em letramento midiático com linguagem regional.

Foto: Ascom Uespi

“Meu projeto destaca a COAR Notícias, iniciativa piauiense de checagem fundada em 2020. Como estagiária do Educação Arretada, uso o manual ‘Arriégua! Ói as Fake News’ para tornar conceitos acessíveis, conectados à cultura nordestina”, explica Roberta.

A estudante enfatiza o impacto na rede pública, onde alunos e professores do interior nordestino viram multiplicadores de informação verificada, beneficiando famílias e comunidades.

Roberta Diniz durante visita a escolas da rede pública (Foto: Ascom Uespi)

Marta Alencar, jornalista fundadora da COAR Notícias, acompanhou Roberta Diniz em todo o processo de seleção do Edital Academia LED. Ela celebra a conquista como marco para a educação midiática regional.

“A COAR foi uma das 12 organizações do Brasil na campanha do TSE e hoje se consolida como única ONG mundial de letramento midiático com linguagem regional. EsTe edital soma nosso desejo de impactar comunidades vulneráveis no Nordeste, especialmente no Piauí, transformando vidas como a da Roberta e de nossa equipe”, afirma Marta.

Fonte: Agência de Notícias Estado do PI

Faça um comentário