Compartilhar
Estado promove oficina em Curitiba para ampliar adesão ao programa Viajantes + Seguras
A Secretaria de Estado do Turismo (Setu), em parceria com a Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) e com o Sebrae/PR, promove segunda-feira (24), em Curitiba, a última oficina presencial do ano do programa Viajantes + Seguras. O encontro vai qualificar empreendedores, profissionais do turismo, gestores públicos e representantes do comércio para promover ambientes mais seguros, acolhedores e responsáveis para mulheres que viajam, com base em práticas de prevenção à violência e igualdade de gênero.
A atividade, que conta com o apoio do Curitiba Convention e da Adetur Rotas do Pinhão, terá uma dinâmica especial nesta edição: as empresas participantes poderão receber o Selo Viajantes + Seguras durante o próprio evento. Com orientação da consultora do Instituto Batom, Larissa Hack, os inscritos vão desenvolver seus protocolos de atendimento de forma guiada e poderão submetê-los para análise no local.
Todas as empresas que finalizarem o material e se comprometerem com a capacitação de suas equipes receberão o selo ao final da programação.
De acordo com o secretário de Estado do Turismo, Leonaldo Paranhos, a oficina representa mais um avanço na construção de um turismo responsável e preparado para acolher as mulheres. “O Viajantes + Seguras mostra que o Paraná está comprometido em transformar a experiência das viajantes, garantindo ambientes de respeito e segurança. Ao qualificar o trade e reconhecer quem adota boas práticas, fortalecemos destinos, incentivamos o cuidado e reforçamos a responsabilidade social do setor”, afirmou.
A secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, destaca que a iniciativa amplia a proteção e o acolhimento no Estado. “Essa parceria nos permite qualificar a rede de atendimento do turismo para garantir que as viajantes encontrem ambientes seguros e acolhedores, recebendo o cuidado que lhes é de direito, o que faz do Paraná uma referência no combate à violência contra a mulher”, disse.
PROGRAMA – O Viajantes + Seguras é um programa pioneiro criado pela Setu em parceria com a Semipi, baseado nas Resoluções Conjuntas nº 01/2024, que institui o Código de Conduta, e nº 02/2024, que cria o Selo Viajantes + Seguras. Segundo as diretrizes, os empreendimentos que concluem a qualificação (presencial ou pela plataforma Trilha do Conhecimento, do Sebrae/PR) e adotam o protocolo de atendimento podem solicitar o selo, que identifica locais preparados para acolher mulheres em situação de vulnerabilidade e acionar os canais de suporte.
O programa incentiva boas práticas de segurança e atendimento humanizado, promove o enfrentamento ao assédio e às diversas formas de violência e estimula ambientes turísticos inclusivos e equitativos. Atualmente, 151 empresas de 14 dos 18 territórios turísticos do Paraná já possuem o selo, sendo 70 delas no território Rotas do Pinhão, que reúne Curitiba e a Região Metropolitana.
Serviço
Oficina Viajantes + Seguras – Curitiba
Data: 24/11/2025 (segunda-feira)
Horário: 14h às 18h
Local: Auditório do Sebrae/PR – Rua Cyro Vellozo, 59 – Prado Velho, Curitiba
Inscrições: AQUI
