Compartilhar
EPC entrega prêmio no encerramento do Fest Aruanda, nesta quarta-feira (10)
A Empresa Paraibana de Comunicação (EPC) participa, nesta quarta-feira (10), da cerimônia de entrega do Troféu EPC Vladimir Carvalho de Melhor Documentário. A solenidade marca o encerramento do 20º Fest Aruanda do Audiovisual Internacional da Paraíba. O evento ocorre às 19h30, no Cinépolis do Shopping Manaíra, em João Pessoa e terá a presença do coordenador do Fest Aruanda, Lúcio Vilar.
O Prêmio foi criado em 2024, em homenagem ao cineasta após seu falecimento. A curadoria do Festival selecionou quatro documentários finalistas: “Honestino”, dirigido por Aurélio Michiles; “O Nordeste Sob a Caravana Farks”, de Arthur Lins e André Moura Lopes; “A Pedra do Reino e o Sertão de Dom Pantero”, dirigido por Manuel Dantas Vilar (Dantinhas); e “Lendo o Mundo”, de Catherine Murphy e Iris de Oliveira.
Apenas um levará o troféu, selecionado pela comissão avaliadora da EPC, formada pelos jornalistas André Cananea, gerente executivo de Programação e Conteúdo da Rádio Parahyba FM e membro da Academia Paraibana de Cinema; Renato Félix, editor do Caderno de Cultura do Jornal A União e membro da Academia Paraibana de Cinema; e Audaci Junior, editor do Correio das Artes, suplemento literário do Jornal a União.
O ganhador de 2024 foi “Lampião, Governador do Sertão”, documentário dirigido por Wolney Oliveira. A noite vai contar também com homenagem a Geraldo Vandré, com a entrega do Troféu Aruanda Geraldo Vandré 90 Anos de Música e Poesia.
Fest Aruanda – Fundado em 2005, o Fest Aruanda apresenta mostras competitivas de curtas e longas-metragens (nacional e nordestino), mostras internacionais de filmes da Universidade Lusófona e da União Europeia, retrospectivas, sessões Cine Aruandinha (em parceria com a CUFA-PB), Escola Pública, Caleidoscópio Universitário e Produção Independente.
Nesses 20 anos, o festival se tornou uma referência no circuito de festivais brasileiros e segue anualmente na Rede Cinépolis (Shopping Manaíra). É realizado pela produtora Bolandeir@rte&Films, com chancela da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Reitoria, Demid-CCHLA e patrocínio do Grupo Energisa, da Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (Cagepa) e copatrocínio da PBGás, Armazém Paraíba e Banco do Nordeste.
