Compartilhar

‘Em Discussão’ – Secretário Aparício Bandeira fala sobre obras de infraestrutura do Governo do Maranhão

Publicado em: 07/11/2025 13:05

Titular da Sinfra deu detalhes do andamento das obras da Avenida Metropolitana e da Avenida Litorânea, em São Luís; da MA-014 e da Travessia da Baixada, no interior

Agência Assembleia/ Fotos: Miguel Viegas

O secretário de Estado da Infraestrutura, Aparício Bandeira, participou na manhã desta sexta-feira (7) do programa ‘Em Discussão’, da Rádio Assembleia (96.9 FM). Ele fez uma ampla explanação sobre obras que estão sendo realizadas pelo Governo do Maranhão tanto na capital quanto em cidades do interior do estado.

Durante entrevista realizada pelos radialistas Álvaro Luiz e Henrique Pereira, o secretário discorreu sobre o andamento, em São Luís, das obras da Avenida Metropolitana e do prolongamento da Avenida Litorânea.

Ele destacou que, no interior do Estado, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), está trabalhando intensamente para otimizar as condições de trafegabilidade da MA-014, uma das principais vias de ligação da Baixada Maranhense. A rodovia, que está passando por uma grande intervenção, interliga municípios como Palmeirândia, na altura do povoado Três Marias, a São Bento e Vitória do Mearim.

“É importante explicar que, além das obras de manutenção realizadas de forma permanente para suportar o tráfego intenso e pesado, a necessidade de recuperação se intensificou após a interdição de uma ponte na BR-316, que desviou o fluxo de veículos para a MA-014, somado aos danos causados pelo período chuvoso”, declarou Aparício Bandeira.

Empenho do governador

Ele acrescentou que o governador Carlos Brandão está também muito empenhado na realização das obras da Travessia da Baixada e da estrada que liga São Bento a Bequimão, duas intervenções que prometem transformar a mobilidade e impulsionar o desenvolvimento da Baixada Maranhense.

Com 27 quilômetros de extensão, a nova estrada reduzirá em mais de 50 quilômetros o trajeto até o Cujupe, principal ligação entre a região e a capital, beneficiando motoristas, produtores e trabalhadores locais.

“Esta Travessia da Baixada é uma das obras de engenharia mais complexas em execução no estado. O projeto, com cerca de 44 quilômetros de extensão, vai reduzir em mais de três horas o tempo de deslocamento entre São João Batista e Anajatuba, facilitando o escoamento da produção e fortalecendo o turismo regional”, assinalou o secretário.

Mais obras

Ele informou que no último sábado (dia 1º de novembro), o Governo do Estado inaugurou, no município de Vitorino Freire, obras de infraestrutura e mobilidade, e assinou novas ordens de serviços para a prática do esporte e lazer na região.

O povoado Jacaré foi palco para a grande festa de inauguração de três pontes mistas, de aço e concreto. A maior delas, Ponte Hilton Maciel, com 30 metros de extensão, integra o eixo Vitorino Freire / Santa Inês. As outras duas pontes menores, com 6 metros de extensão cada, foram construídas sobre o Igarapé Chapéu Velho, no povoado Juçaral Mirim, e sobre o Igarapé do Fato, que interliga os povoados Juçaral Mirim e Jacaré.

Além de melhorar a mobilidade, as obras executadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra-MA), vão impulsionar o desenvolvimento da zona rural do município por estarem situadas em povoados estratégicos, essenciais no deslocamento populacional e no escoamento da produção agrícola.

Aparício Bandeira destacou também a obra de pavimentação da MA-006, uma importante rodovia de 90 km que conecta os municípios de Tasso Fragoso e Alto Parnaíba, está em fase final de execução.

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded.

Fonte: Agência de Notícias do Estado do MA

Faça um comentário