Compartilhar
Educação da Paraíba inicia aplicação das avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica
A Secretária de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB), iniciou nesta segunda-feira (10), a aplicação das avaliações de fluência e das disciplinas de Português e Matemática do Sistema de Avaliação da Educação Básica da Paraíba (SIAVE) para 150 mil estudantes dos 1º, 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio. A avaliação, que acontece até dia 22 de novembro, tem como objetivo diagnosticar o nível de leitura e aprendizagem dos alunos e gerar o Índice de Fluência Leitora (IFL) para orientar o planejamento educacional e as políticas públicas promovidas pela Secretaria da Educação em conjunto com os municípios.
As provas estão sendo aplicadas em 1.978 escolas elegíveis das Redes Pública Municipal e Estadual da Paraíba. Entre os principais objetivos da avaliação estão a identificação das dificuldades para ajudar a planejar formações pedagógicas e desenvolver materiais didáticos adequados às necessidades dos alunos.
O teste de fluência é realizado apenas para estudantes do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, ao todo são 72 mil alunos. A aplicação é mediada pelo professor aplicador. O estudante lê um conjunto de palavras, pseudopalavras e um texto narrativo, e responde a perguntas sobre o assunto. A leitura e as respostas são gravadas por um aplicativo de celular, que também faz a correção e análise dos dados, que incluem a velocidade de leitura e a compreensão do texto.
Já para estudantes dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio serão aplicadas as provas de Português e Matemática.
“O resultado do SIAVE vai nos permitir agir com ainda mais precisão, fortalecendo as políticas públicas e o trabalho das escolas para que nenhum estudante fique para trás no processo de alfabetização. Agradecemos aos professores envolvidos nesse processo de mobilização, para que a gente consiga ter um raio-x do nosso panorama educacional. A alfabetização na idade certa é um compromisso do Governo do Estado e, graças ao Alfabetiza Mais, temos conseguido potencializar os nossos índices. O Selo Prata que conquistamos no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, por exemplo, demonstra o reconhecimento do Ministério da Educação em relação ao nosso trabalho”, destacou o secretário de Estado da Educação. Wilson Filho.
Os dados das avaliações do Siave serão usados para definir o Índice de Fluência Leitora (IFL), que é crucial para a melhoria da qualidade da educação na Paraíba. Os resultados podem ser acessados no site do Siave no endereço https://avaliacaoemonitoramentoparaiba.caeddigital.net/#!/programa.
Capacitação
Para ajudar gestores das escolas e aplicadores das turmas avaliadas na realização da prova do SIAVE, a Secretaria de Estado da Educação da Paraíba por meio da Gerência Executiva de Desenvolvimento Escolar, Acompanhamento e Apoio à Gestão para Resultados de Aprendizagem (Gedra), montou uma capacitação sobre os Procedimentos de Aplicação da Avaliação de Fluência da Paraíba. O conteúdo pode ser assistido no endereço eletrônico no YouTube https://www.youtube.com/live/6w1vF9tpVb0.
