Compartilhar
‘Diário da Manhã’ – Diretor da Fapema detalha criação da primeira Orquestra Filarmônica do Maranhão
Entrevista foi com Cristiano Capovilla, diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico
Agência Assembleia/ Fotos: JR Lisboa
O diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), Cristiano Capovilla, falou sobre a implantação da primeira Orquestra Filarmônica do Maranhão, em entrevista ao programa ‘Diário da Manhã’.desta sexta-feira (7), com transmissão ao vivo e simultânea pelas Rádio e TV Assembleia.
O gestor disse, na conversa com o radialista e apresentador Henrique Pereira, que o projeto é fruto de parceria com as Secretarias de Estado da Educação (Seduc) e da Cultura (Secma) e que o Acordo de Cooperação Técnica foi assinado em solenidade, no dia 31 outubro, na sede da Escola de Música do Estado do Maranhão Professora Lilah Lisboa de Araújo (Emem), no Centro Histórico de São Luís, assegurando recursos de R$ 700 mil para a primeira etapa de execução do projeto.
“É um momento histórico para a cultura e a música maranhense com a criação da orquestra, em parceria da Fapema. A iniciativa garantirá bolsas, destinadas a professores e alunos selecionados pela Emem, que terão duração de 12 meses. Além disso, a Fapema concederá uma parcela única de auxílio financeiro para custeios necessários à execução do projeto.
“Música é cultura, ação e também ciência. E logo estaremos ouvindo a nossa filarmônica tocar”, assegurou.
De acordo com o diretor científico, nesta primeira etapa, será formada uma orquestra de cordas, que inclui instrumentos como violino, contrabaixo, violoncelo, trompete e trombone. Em seguida, o projeto avançará para a segunda fase, que incluirá instrumentos de sopro – como clarineta e flauta transversal – e percussão, como pratos de choque, bombo e xilofone.
Ele também anunciou a parceria com o Teatro Arthur Azevedo, que cederá uma sala de ensaios para a futura orquestra.
Em transmissão simultânea e ao vivo, o ‘Diário da Manhã’ pode ser acompanhado de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, pela Rádio Assembleia (96.9 FM) e pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), além do canal do Youtube.
