Compartilhar
‘Diário da Manhã’ destaca balanço anual e projetos para 2026 da Escola do Legislativo
Supervisor pedagógico Efraim Lopes foi o entrevistado da edição do programa nesta quarta-feira
Agência Assembleia/ Foto: JR Lisboa
Nesta quarta-feira (17), o programa ‘Diário da Manhã, da Rádio Assembleia (96,7 FM), em transmissão simultânea com a TV Assembleia, destacou o trabalho realizado pela Escola do Legislativo Professora Rosa Castro (Elema). O coordenador pedagógico da instituição, Efraim Lopes Soares, falou sobre as ações desenvolvidas neste ano e anunciou a programação para 2026.
Efraim Lopes destacou que a Escola do Legislativo da Assembleia tem o diferencial de poder certificar o público externo, uma vez que o regimento permite.
“Nossa programação é direcionada tanto para o público interno quanto o externo. Atendemos às necessidades de capacitação dos nossos servidores e as demandas da sociedade, necessidade do mercado e da população de um modo geral”, esclareceu.
Avaliação
O coordenador pedagógico da Elema afirmou, durante a conversa com o apresentador e jornalista Ronald Segundo, que 2025 foi um ano muito positivo porque foi ofertada e cumprida uma programação que atendeu às demandas da gestão pública e necessidades da comunidade em geral. Dentre os cursos, ele destacou os ofertados sobre Inteligência Artificial (IA).
“Os cursos sobre IA atende a uma demanda que é muito atual e muito requisitada. Foi uma experiência excelente que daremos prosseguimento. O domínio da ferramenta de IA pode trazer maior qualidade ao trabalho já desenvolvido”, frisou.
Maio Laranja
Efraim Lopes destacou, ainda, o projeto piloto de curso focado no combate à violência e à exploração sexual contra crianças e adolescentes, desenvolvido em parceria com a Creche-Escola Sementinha em cumprimento à Lei nº 12.311/2025, de autoria da deputada Janaina (Republicanos), que se buscará replicar junto a outras esferas do poder público.
“A Roda de Conversa” que realizamos em parceria com a Creche Escola Sementinha foi uma experiência excelente. Vamos buscar ampliar, no próximo ano, para os professores de âmbito municipal e estadual”, acentuou.
Planejamento 2026
Para 2026, Efraim Lopes revelou que, como sempre faz, a Elema realizou um levantamento de necessidades e, considerando que será um ano eleitoral, vai focar sua programação de cursos, no primeiro semestre, para atender a demanda eleitoral e, no segundo semestre, em cursos mais diversos.
“Como se trata de um ano eleitoral, nossa programação, que foi elaborada com base em consulta pública no Instagram e Watszap, vai contemplar, no primeiro semestre, demandas da área eleitoral como, por exemplo, cursos focados em marketing politico. No segundo semestre, oferecemos cursos mais diversos como, Comunicação e Oratória etc.”, finalizou.
f
