Compartilhar
De onde vêm os legumes e as verduras? Pesquisadora da USP explica em livro para crianças
Com linguagem leve e divertida, Legumes e Verduras – Onde Eles Nascem?, com autoria da nutricionista Sonia Tucunduva Philippi, professora e pesquisadora da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, ajuda as crianças a descobrirem os segredos das cores, formas e sabores dos alimentos que chegam à mesa. O livro foi lançado na sexta-feira (5), na zona oeste de São Paulo.
Acompanhados de Isadora, Valentim e da vovó, os leitores vão aprender, entre histórias e jogos, onde nascem tomates, cenouras, brócolis, abóboras e muitos outros alimentos – alguns nascem embaixo da terra e outros em cima da terra. Também vão conhecer curiosidades sobre alguns tipos de verduras, temperos e Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs) – podem ser folhas, flores, frutas, raízes ou sementes, ricas em nutrientes.
“Como escritora, docente e pesquisadora na área de nutrição, depois de dezenas de livros acadêmicos e artigos científicos, resolvi focar nas crianças, até pela ausência de literatura infantil brasileira na área de nutrição e por ser a infância uma janela de oportunidade para uma educação nutricional efetiva”, destaca Sonia.
Formação de hábitos alimentares
A autora explica que em seu último livro publicado, Pirâmide dos Alimentos Infantil, o grupo das Frutas, Legumes e Verduras (FLV) assumiu destaque e protagonismo dada sua importância para a saúde, crescimento e desenvolvimento das crianças. Ela também acrescentou informações sobre Pancs, ervas e especiarias (gengibre, cúrcuma, alho, cebola), importantes para a rotina alimentar diária infantil.
“O uso do grupo FLV é uma forma de incentivar um padrão alimentar saudável e protetor na infância, englobando diversidade alimentar e alimentos in natura, respeitando a diversidade cultural e incentivando o padrão alimentar brasileiro”, ressalta Sonia. “Acredito que a educação, a leitura e a formação de hábitos alimentares saudáveis são importantes para a transformação do cenário epidemiológico que vivenciamos atualmente: obesidade, transtornos de comportamento, doenças cardiovasculares e outras condições”, complementa.
O novo livro vem na sucessão de Frutas – Onde Elas Nascem? e traz ainda receitas simples e criativas, mostrando que comer bem pode ser saboroso, lúdico e muito divertido. É uma obra que une afeto, aprendizado e saúde na rotina familiar, segundo a professora, que também é autora de vários livros na área de alimentação e nutrição.
“Apresentando o mundo dos legumes e verduras de forma lúdica, educativa e transformadora, aproximamos a criança de forma divertida e responsável da ciência da Nutrição, por uma viagem cheia de cores, cheiros e sabores. Entre histórias, curiosidades e brincadeiras (como o jogo Frutaventura), receitas fáceis, nutritivas e deliciosas, para fazer em casa e na escola, para comer com a família e com os amiguinhos, porque comer bem também é uma aventura! “, finaliza.
Sobre a autora
Sonia Tucunduva Philippi é escritora, docente e pesquisadora da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, onde atua como professora associada e possui mestrado e doutorado pela própria instituição. Com trajetória marcada pela atuação acadêmica e profissional, já presidiu a Associação Paulista de Nutrição, foi vice-presidente do Conselho Regional de Nutricionistas da 3ª Região (CRN-3) e integrou a Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (Sban).
Sua contribuição à área lhe rendeu importantes reconhecimentos, entre eles o prêmio 100 Mais Influentes da Saúde, o Prêmio Saúde da Editora Abril, o título de Destaque Acadêmico pelo CRN-3 e a homenagem como Grande Nome da Pediatria e da Nutrição Infantil Pediátrica, concedida pelo Sabará, PENSI e Fundação Setubal.
Sonia orientou pesquisas de mestrado, doutorado, pós-doutorado e iniciação científica, além de coordenar na Editora Manole a coleção Guias de Nutrição e Alimentação, que reúne mais de dez livros publicados, incluindo a Tabela Tucunduva. Também desenvolveu o software Virtual Nutri Plus Web. É autora de diversos capítulos de livros e de artigos em periódicos nacionais e internacionais.
