Compartilhar

Curso gratuito do Teatro Guaíra forma 95 artistas de três regiões do Paraná

Publicado em: 16/12/2025 02:45

Explorar o corpo, ampliar a percepção de movimento e fortalecer a expressividade artística. Com esse propósito, o Centro Cultural Teatro Guaíra promoveu o curso “Consciência Corporal e Integração Somática”, ministrado pelo professor Carlos Cavalcante — bailarino, coreógrafo, fisioterapeuta e servidor de carreira do Teatro Guaíra. Entre agosto e novembro, foram realizadas 12 edições gratuitas, que formaram 95 profissionais das artes cênicas em Curitiba, Jacarezinho (Norte Pioneiro) e Arapongas (Norte).

Cada turma contou com dois dias de imersão teórica e prática. Com duração de 16 horas, concentradas em um único fim de semana, o curso apresentou uma metodologia robusta: conteúdos sobre cinesiologia, organização psicomotora e comportamental, corporalidade e fundamentos funcionais do corpo humano, sempre relacionados às práticas do movimento artístico.

A procura pelo curso superou as expectativas: as inscrições esgotaram em apenas um dia. Do total de cadastrados, 100 alunos participaram das atividades, e 95 concluíram com 100% de frequência, requisito para receber o certificado emitido pelo Centro Cultural Teatro Guaíra.

A diversidade das turmas — reunindo bailarinos, atores, educadores, artistas independentes e profissionais do movimento — contribuiu para trocas ricas e para a construção de um ambiente colaborativo. Essa experiência coletiva resultou também em uma expressiva produção de videodanças, que podem ser conferidas no Instagram do curso.

EXPERIÊNCIAS COMPARTILHADAS – A proposta inédita do curso chamou a atenção dos participantes, que destacaram a qualidade do conteúdo e a oportunidade gratuita. “Levo comigo aprendizados que vão acompanhar toda a minha trajetória artística”, disse Rafaela Bianek Pierin, que participou da terceira turma do curso.

O artista performático Leonardo Figueiredo afirmou que o curso faz com que os participantes se tornem mais conscientes de seus corpos, facilitando a comunicação entre corpo e mente. “Fazer parte da oficina com o mestre Carlos Cavalcante reforça a necessidade e a importância da passagem de informações e o compartilhamento de vivências e visões com artistas da cena local”, avaliou.

“Agradeço imensamente a oportunidade que o Teatro Guaíra nos ofereceu em abrir suas portas e mostrar com mais detalhes a vida, o coração, a alma por dentro das paredes deste Centro Cultural importante para nosso estado e país”, finalizou o artista.

Para Carlos Cavalcante, que desenvolveu e ministrou o curso, o encontro entre diferentes trajetórias enriqueceu o processo de formação. Com 37 anos de atividade artística e 21 anos de prática clínica em fisioterapia, ele trouxe ao curso uma didática que integrou fundamentação teórica e vivências práticas de maneira acessível. 

“O curso proporcionou uma experiência única de encontro com artistas de grande talento e a oportunidade de troca de experiências profissionais, possibilitado em grande parte pela democratização do conhecimento e acesso ao público a um ensino de alta qualidade de forma gratuita”, disse.

PRÓXIMOS PASSOS – Para 2026, o Teatro Guaíra ampliará a descentralização das ações formativas, levando o curso a novas regiões: Ponta Grossa, Guarapuava, Maringá e Cascavel. As cidades de Jacarezinho e Arapongas, que já foram atendidas em 2025, também poderão receber novas turmas, conforme demanda.

Curitiba terá uma nova edição do curso nos dias 24 e 25 de janeiro, voltada exclusivamente aos inscritos de 2025 que não conseguiram vaga ou não puderam comparecer e manifestaram interesse em participar em outra oportunidade.

PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES – Em 2025, o Teatro Guaíra, em parceria com a Biblioteca Pública do Paraná (BPP), também realizou uma nova edição do curso gratuito “Teatro e Movimento”, oferecido na Seção Infantil da Biblioteca. A iniciativa dá continuidade a um curso já existente na BPP, que, em 2024, foi conduzido por George Sada, servidor de carreira do Teatro Guaíra, e Cíntia Andrade, bailarina da G2 Cia de Dança — ela responsável pela coreografia e preparação corporal da peça apresentada ao final daquela edição.

Neste ano, George Sada reestruturou e ampliou o programa, aumentando significativamente a capacidade de atendimento: de nove participantes em 2024 para 30 vagas oferecidas em 2025. O curso foi dividido em duas faixas etárias — de 7 a 11 anos e de 12 a 16 anos — com aulas iniciadas em outubro de 2025 e programadas até julho de 2026. Ao final do percurso, cada turma apresentará uma peça teatral, e os participantes com pelo menos 75% de frequência receberão certificado.

Além da formação teatral, a Seção Infantil da Biblioteca vem recebendo novas ações culturais coordenadas por Sada, com perspectivas de ampliar ainda mais o diálogo com o Centro Cultural Teatro Guaíra em 2026.

Fonte: Agência de Notícias do Estado do PR

Faça um comentário