Compartilhar

Crer oferece estágio em Odontologia Hospitalar

Publicado em: 12/12/2025 20:19

O Serviço de Odontologia do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) recebeu, durante a última quinzena, a cirurgiã-dentista Mariana Takatu Marques, que veio à unidade goiana para realizar um estágio optativo em Odontologia Hospitalar. Ela é residente da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Araçatuba, São Paulo.

Durante esse período na unidade, ela também aproveitou para acompanhar o atendimento a pacientes com necessidades especiais, especialidade do Crer. A coordenadora do Serviço de Odontologia do Crer, Vilma Inutuka Pereira Rocha, destaca que receber residentes de outros estados reforça o papel formador da instituição.

“Estamos no primeiro ano da residência de Odontologia do Crer, e ver esse interesse externo demonstra que estamos no caminho certo, fortalecendo o ensino, a pesquisa e a formação de profissionais preparados para atuar no cuidado especializado. A presença da Mariana contribuiu muito para essa troca de conhecimentos e para ampliarmos o impacto do nosso trabalho”, evidencia a coordenadora.

Para ela, a consolidação do programa de residência reafirma o compromisso do Crer com a produção de conhecimento, o fortalecimento do ensino e a qualificação contínua da assistência oferecida à população.

“O intercâmbio entre instituições é essencial para ampliar a visão profissional, qualificar a prática clínica e promover uma formação mais crítica, humanizada e integrada às diversas realidades do sistema de saúde”, afirma Vilma Rocha.

Estágio em Odontologia Hospitalar

Durante sua imersão na unidade, Mariana Takatu Marques acompanhou:

  • Atendimentos ambulatoriais pediátricos e adultos;
  • Observou condutas clínicas, manejos e materiais utilizados pela equipe;
  • Participou de uma frenectomia em um paciente pediátrico – procedimento sob anestesia geral no centro cirúrgico;
  • Vivenciou a rotina da UTI, acompanhando protocolos odontológicos aplicados a pacientes em ventilação mecânica, sempre sob supervisão.

Para a residente, a experiência ampliou sua visão sobre o cuidado especializado.

“Escolhi o Crer por ser um hospital de referência no atendimento ao paciente com deficiência e na reabilitação. Foi uma experiência muito enriquecedora, com técnicas e protocolos diferentes dos que utilizo no meu estado. O Crer é extremamente organizado e tudo o que vivenciei aqui agrega muito à minha formação profissional.”

Saiba mais

Crer conquista recertificação ONA 3 com excelência

Crer reforça segurança e agilidade com pulseiras com QR Code

Crer é destaque no Brasil com produção de próteses personalizadas

Fonte: Agência de Notícias do Estado de GO

Faça um comentário