Compartilhar

Corpo de Bombeiros lança Operação Praias Seguras com reforço até o Carnaval

Publicado em: 12/12/2025 17:45

12 de dezembro de 2025, 14:21

O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe inicia oficialmente, neste sábado (13), a Operação Praias Seguras. A iniciativa visa prevenir afogamentos por meio de orientação ao público, sinalização de áreas de risco e ações ostensivas de guarda?vidas, além de garantir atendimento rápido às ocorrências aquáticas.

A operação terá início na capital, com previsão de extensão para praias e outros balneários do interior de Sergipe. As ações seguirão até 17 de fevereiro, garantindo a segurança também no período de carnaval.
De acordo com o plano operacional, a atuação inicial será em duas regionais: Aracaju (Coroa do Meio, Atalaia e Orla Pôr do Sol) e Estância (Abaís e Praia do Saco). Haverá reforço operacional aos sábados e ativação de estrutura específica aos domingos e feriados. A composição mínima por regional prevê, entre outros meios, uma Unidade de Resgate, uma moto aquática, um quadriciclo e um auto salvamento.

Dados do Grupamento de Busca e Salvamento mostram que, neste ano, já foram registrados 155 salvamentos aquáticos e 20 óbitos por afogamento, ultrapassando o total deste tipo de ocorrências no ano inteiro de 2024, em que os bombeiros militares realizaram 153 salvamentos e computaram 19 óbitos por afogamento.

As ações de prevenção de afogamentos é uma das prioridades do planejamento estratégico da instituição. O comandante?geral do CBMSE, coronel Fábio Cardoso, destacou que, além da ampliação do número de profissionais empregados para o socorro às vítimas, é importante educar a população, capacitar equipes, instalar sinalização e garantir vigilância qualificada, com ações integradas entre poder público, sociedade e Corpo de Bombeiros.

“A Operação Praias Seguras reforça o nosso compromisso com a segurança. Intensificamos o monitoramento, ampliamos equipes e recursos para reduzir o risco nas praias e responder com rapidez quando necessário. Por outro lado, pedimos à população que respeite a sinalização, ouça as orientações dos guarda?vidas e evite comportamentos de risco”, diz o comandante.

Por: Ascom/CBMSE

Fonte: Agência de Notícias do Estado de SE

Faça um comentário