Compartilhar

Comlurb inaugura ecoponto ecológico na Lagoa Rodrigo de Freitas, o 99º na cidade

Publicado em: 12/12/2025 13:21

Os ecopontos e a instalação de contêineres de alta capacidade pretendem reduzir o descarte irregular em pontos críticos – Divulgação

A Comlurb lançou, na manhã desta sexta-feira (12/12), o Ecoponto Sistema Lagunar Rodrigo de Freitas. O novo espaço, instalado ao lado da base náutica da Comlurb, na Avenida Borges de Medeiros, entre os campos de futebol e o Clube Piraquê, é um ecoponto ecológico, voltado para descarte correto de resíduos e ações de educação ambiental para moradores e frequentadores da área. O evento contou com a participação de 40 crianças das escolas municipais GET Capistrano de Abreu e GET Pedro Ernesto, que fizeram o plantio de mudas e a soltura de caranguejos guaiamum, com a participação do biólogo Mario Moscatelli, responsável pelo trabalho de preservação e replantio de manguezais da Lagoa.

De acordo com o presidente da Comlurb, Jorge Arraes, esse ecoponto tem as mesmas atribuições dos outros 98 já lançados na cidade, mas com o diferencial de contribuir para o trabalho que já vem sendo feito pela Prefeitura e pelo biólogo Mario Moscatelli na preservação da Lagoa.

– É mais um ponto de organização de coleta e de racionalização na distribuição dos resíduos. É o de número 99, só falta um para fecharmos a nossa meta do ano – disse Jorge Arraes.

A meta será atingida neste sábado (13/12) com o lançamento do 100º na comunidade do Aço, em Santa Cruz. Além de ajudar na ordenação dos resíduos, os ecopontos ainda evitam a infestação de doenças, levando mais qualidade de vida aos moradores e melhoria da saúde pública. Os ecopontos e a instalação de contêineres de alta capacidade pretendem reduzir o descarte irregular de pontos críticos na cidade. Hoje, a Companhia já contabiliza 28% a menos de lixo jogado nas ruas, o correspondente a cerca de 2.200 toneladas diárias de resíduos que agora têm o destino correto.

O novo ecoponto conta com uma caixa compactadora de 7m³ para receber lixo domiciliar e uma caixa multiuso para entulho e bens inservíveis como móveis, colchões e eletrodomésticos, além de galhos de árvores. Durante o evento, as crianças usaram tapetes coloridos para pintar e desenhar, com lápis de cor, em pequenos painéis com temas infantis, e o Chegando de Surpresa, grupo de garis que usam música e dança em campanhas de conscientização, animou a inauguração. O secretário de Educação, Renan Ferreirinha, e o presidente da CET-Rio, Luíz Eduardo Guerra, prestigiaram o evento.

Categoria:

  • 12 de dezembro de 2025
  • Fonte: Agência de Notícias do Estado do RJ

    Faça um comentário