Compartilhar

Com investimento de R$ 980 mil do governo do Estado, Expo Favela RS 2025 reuniu mais de 20 mil pessoas em Porto Alegre

Publicado em: 09/11/2025 16:43

O governo do Estado, por meio do Programa RS Seguro e da participação de diversas secretarias, integrou a terceira edição do Expo Favela RS 2025, realizada nos dias 7 e 8 de novembro, no Instituto Caldeira, em Porto Alegre. A feira reuniu mais de 20 mil participantes, entre empreendedores, investidores, palestrantes, estudantes e representantes do poder público. No total, 174 empreendedores gaúchos foram selecionados para participar do evento e expor seus projetos. O investimento foi de R$ 980 mil.

A Expo Favela é uma realização da Central Única das Favelas (Cufa) e da Favela Holding, tendo como objetivo conectar empreendedores e startups de favelas com o mercado formal, dando visibilidade para tais iniciativas. Promove a troca de experiências, atrai investidores e parceiros para acelerar seus negócios. Mostra as favelas como territórios de inovação, potência e soluções, além de estimular o crescimento econômico dos empreendedores das comunidades.

O coordenador da CUFA RS e da Expo Favela RS, Júnior Torres, fez um balanço positivo da edição. “Foram milhares de pessoas vivendo, aprendendo e celebrando nesses dois dias de uma verdadeira festa da favela. Um encontro de cultura, inovação, empreendedorismo e oportunidades que mostrou a força e o talento das comunidades gaúchas. A Expo Favela RS é mais que um evento. É um símbolo de união, esperança e futuro. E o futuro, a gente viu de perto: ele nasce todos os dias dentro das nossas comunidades”, declarou.

Impacto positivo

O evento também é uma ação mobilizadora do Programa RS Seguro COMunidadeAlém do programa, outras secretarias estaduais participaram de painéis e atividades temáticas, abordando temas como inovação, economia criativa, reconstrução do Estado, turismo, desenvolvimento social e fomento à cultura. “É muito importante ver o desenvolvimento do empreendedorismo e o quanto essas iniciativas impactam positivamente na vida dos moradores”, afirmou o secretário-executivo do Programa RS Seguro, Antônio Carlos Padilha, que apresentou o painel “RS Seguro COMunidade e a Juventude”, ao lado do secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Fabrício Peruchin.

Empreendedorismo cultural

Fonte: Agência de Notícias do Estado do RS

Faça um comentário