Compartilhar
Colégio de Procuradores de Justiça homenageia membros aposentados e decana com Medalhas do Mérito
O Colégio de Procuradores de Justiça (COPJ) do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) realizou, nesta segunda-feira (17/11), uma solenidade para homenagear nove membros da instituição que se aposentaram em 2024 e 2025 e que se destacaram na defesa dos direitos da sociedade e no fortalecimento da atuação ministerial.
A Procuradora de Justiça Catarina Cecin Gazele, que se aposenta na quinta-feira (20), ao completar 75 anos, e o Procurador de Justiça aposentado Eliezer Siqueira de Sousa receberam o Grande Colar de Honra do Ministério Público.
Também foram homenageados com o Colar de Honra do Ministério Público os Promotores de Justiça aposentados Zenaldo Baptista de Sousa, Nicia Regina Sampaio, Claudine Rodrigues Pimenta, Genésio José Bragança, João Emmanoel Gagno Júnior, Izaias Gomes Vinagre e Devair Pereira, além do Procurador de Justiça aposentado Eliezer Siqueira de Sousa.
A solenidade foi realizada no Auditório Déo Schneider e contou com a presença de membros, servidores e colaboradores do MPES, além de familiares e amigos dos homenageados.
Compuseram a mesa de honra o Procurador-Geral de Justiça do MPES, Francisco Martínez Berdeal; o desembargador Raphael Câmara, representando o Tribunal de Justiça do Espírito Santo; o deputado Mazinho dos Anjos, representando a Assembleia Legislativa; o presidente da Associação Espírito-Santense do Ministério Público (AESMP), Promotor de Justiça Pedro Ivo de Sousa; e a presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ), Maria Teresa Colli Rosindo.


Discursos
A Subprocuradora-Geral de Justiça Administrativa do MPES, Elda Márcia Moraes Spedo, discursou em nome do Colégio de Procuradores de Justiça e destacou a dedicação dos homenageados ao serviço público, à defesa da sociedade e ao cumprimento dos princípios constitucionais.
“Em nome do Colégio de Procuradores, expresso nosso profundo respeito e nosso sincero agradecimento a todos os homenageados. Que este gesto simbólico seja também um testemunho. Jamais esqueceremos o que cada um de vocês representa para o Ministério Público do Estado do Espírito Santo”, afirmou.
Despedida
Encerrando as atividades ministeriais nesta semana, após quase 48 anos de atuação na instituição, a Procuradora de Justiça Catarina Cecin Gazele fez um discurso emocionado. Agradeceu aos membros aposentados e aos servidores de todo o MPES pela dedicação ao Ministério Público e pelos serviços prestados ao povo capixaba.
“Sempre representamos o Ministério Público voltados para essa maioria de homens e mulheres vulneráveis de nosso Estado, das crianças e dos adolescentes que precisam de nós. E levaremos, com certeza, cada um de nós, aqueles casos concretos que mais nos abalaram e que mais nos inspiraram”, destacou.
Recordou também momentos de sua trajetória, como o acompanhamento da Assembleia Constituinte de 1987, em defesa das prerrogativas do Ministério Público, e sua atuação como Procuradora-Geral de Justiça entre 2006 e 2008, sendo a primeira mulher a ocupar esse posto na Região Sudeste.


Encerramento
O Procurador-Geral de Justiça do MPES, Francisco Martínez Berdeal, encerrou a solenidade. Discursando em nome da instituição, ressaltou a contribuição dos membros que dedicaram parte significativa de suas vidas à construção do Ministério Público e a carreira da Procuradora de Justiça Catarina Cecin Gazele.

“Hoje é uma noite muito especial, um dia muito especial, porque nos reunimos para celebrar trajetórias que honraram o Ministério Público, histórias que ajudaram a moldar a instituição que somos, carreiras marcadas pelo compromisso com a justiça, pela defesa da sociedade e pela integridade do serviço público”, afirmou Berdeal.
