Compartilhar
Central de Transplantes da Paraíba registra 37ª doação de múltiplos órgãos de 2025
A Central Estadual de Transplantes, unidade de alta complexidade do Governo da Paraíba, registrou a 37ª doação de múltiplos órgãos do ano. A doação foi realizada, na sexta-feira (7), no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, e teve como doador um homem de 51 anos, vítima de traumatismo cranioencefálico (TCE).
Com a confirmação da morte encefálica, a família optou pela doação dos órgãos. Com o gesto, cinco pessoas deixaram a lista de espera por um transplante.
A diretora da Central de Transplantes da Paraíba, Rafaela Dias, ressaltou a importância do esforço técnico e logístico envolvido em cada operação. “Cada doação mobiliza uma rede complexa de profissionais, como médicos, enfermeiros, psicólogos, motoristas, que trabalham de forma sincronizada para garantir que os órgãos cheguem com segurança e dentro do tempo ideal. É um trabalho de alta precisão e de grande responsabilidade, que mostra o nível de excelência que a Paraíba vem alcançando nessa área”, destacou.
Segundo o setor de estatística da Central, em 2025 já foram realizados 195 transplantes no estado. Ainda aguardam na lista de espera por um órgão, 821 pessoas.