Compartilhar
Cendac entrega certificados da Oficina de Técnicas Secretariais
O Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (Cendac) finalizou, nesta quinta-feira (13), a oficina profissionalizante de Técnicas Secretariais, para os alunos da Escola Técnica Integral Dom José Maria Pires, no Bairro das Indústrias, em João Pessoa.
A oficina teve uma carga horária de 30 horas e faz parte do projeto Tecendo o Amanhã: um diálogo com vistas à cidadania, inclusão social e combate às violências, resultado de convênio do Cendac com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de João Pessoa (CMDCA). “O Cendac, através do projeto tecendo o amanhã, realizou esta oficina com a parceria do CMDAC, para os adolescentes da escola Dom José Maria Pires, e nela, os alunos puderam aprender sobre organização de reuniões no ambiente de trabalho, organização de eventos, planejamento, produção de currículos, redação oficial, enfim, todas as atividades relacionadas ao trabalho de um secretário e de uma secretária, oportunizando para eles, novas possibilidades para o mercado de trabalho”, afirmou a vice-presidente do Cendac, Hellen Farysa.
Para o diretor da escola, Francisco Ribeiro Viana, esta é uma oportunidade muito importante, tanto para a instituição escolar quanto para a comunidade do bairro. “Recebemos esta iniciativa do Cendac de braços abertos, porque promove o enriquecimento da comunidade, haja vista que são pessoas que têm poucas perspectivas, e estas oficinas e cursos que recebemos aqui possibilitam gatilhos de sonhos”, pontuou.
A coordenadora pedagógica da ECIT Dom José Maria Pires, Rute Vieira, também enfatizou a importância da realização da Oficina de Técnicas Secretariais na escola e agradeceu ao Cendac pela oportunidade proporcionada aos estudantes. “As escolas cidadãs trabalham com parceria, e essa que realizamos com o Cendac, é muito importante para a comunidade, pois ajuda na qualificação de nossos alunos e alunas para o mercado de trabalho”, ressaltou.
Allix Martins foi aluno da ECIT Dom José Maria Pires e, hoje, trabalha na escola. Ele foi contratado por uma empresa terceirizada e participou como ouvinte das aulas. “Quero aprender uma nova profissão, continuar me aperfeiçoando e buscar novas oportunidades de trabalho no mercado”, informou o estudante.
Talita Costa é aluna na ECIT no curso técnico de Marketing. Para ela, o curso de Técnicas Secretariais veio em boa hora, pois ela quer seguir a carreira de secretária. “Quero seguir esta carreira e por isso me interessei em fazer o curso. É uma oportunidade muito boa que surgiu em boa hora”, contou.
O aluno Pedro Henrique também faz o curso técnico de Marketing na escola Dom José Maria Pires. Ele se interessou pelo curso para ampliar seu currículo, pois também quer seguir a carreira de secretariado. “Quero ser gerente ou CEO de alguma empresa”, afirmou.