O Latin NCAP “zerou” dois modelos vendidos na América Latina, um deles é o Novo Duster, disponível no mercado brasileiro. O outro é o saudoso japonês Suzuki Swift, que deixou de ser oferecido aqui há alguns anos.
No novo protocolo do Latin NCAP, o Novo Duster não passou, mesmo tendo airbag duplo e controle de estabilidade (assim como de tração) de série.
Testado pela renomada ADAC (a famosa associação de motoristas da Alemanha), o Novo Duster – citado como produzido na América Latina (Brasil e Colômbia) e Romênia (Dacia) – teve apenas 29,47% de proteção de adultos.
Além disso, a proteção de crianças foi de 22,93% e, no caso dos pedestres, 50,79%. Já na assistência ao condutor com sistemas de segurança, o SUV da Renault teve apenas 34,88%.
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Mas, você pode estar se perguntando: O Novo Duster não teve 4 estrelas no Latin NCAP? Sim, tanto que a própria Renault usa isso como propaganda de seu produto, contudo, como já citado, as novas regras do instituto, zeraram a pontuação do SUV.
Em novo teste, o Novo Duster foi criticado por não oferecer airbags laterais de série para América Latina e Caribe. Além disso, no teste de impacto frontal, houve instabilidade estrutural e perda de combustível.
O Latin NCAP criticou ainda a abertura da porta em impacto lateral e cobra da Renault uma ação para correção do problema, assim como do vazamento de combustível.
No caso do Suzuki Swift, não vendido aqui, o Latin NCAP informou o hatch não oferece controle de estabilidade e nem recomenda o uso de cintos para crianças, assim como está disponível somente com airbag duplo e ABS.
Importado do Japão e Índia para a região latina, o Swift fracassou com 15,53% de produção para adultos, 0% (isso mesmo) para crianças, 66,07% para pedestres e 6,98% para sistemas de segurança. O Latin NCAP alegou que o Suzuki ainda porta cinto de segurança subabdominal para o quinto passageiro…
Renault Duster
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Suzuki Swift
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Fonte: Agência Brasil