Compartilhar

CAPACITAÇÃO: Polícia Civil da Paraíba promove debate sobre tecnologia e garantias na investigação da violência letal*

Publicado em: 10/12/2025 07:29

 

A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Academia de Ensino da Polícia Civil (ACADEPOL), promoveu, nesta terça-feira (9), o Seminário “Tecnologia e garantias a serviço da investigação da violência letal”, que contou com a participação do Prof. Dr. Solon Bevilacqua e da Prof.ª Dr.ª Ludmila Ribeiro. O evento foi realizado no auditório da ACADEPOL, em João Pessoa, com transmissão ao vivo pelo canal oficial da Polícia Civil da Paraíba no YouTube.

 

O seminário teve como proposta discutir como as inovações tecnológicas podem contribuir para a Segurança Pública, especialmente no tocante à investigação da violência letal, sem a renúncia das garantias e dos direitos fundamentais. A iniciativa articula o uso de ferramentas tecnológicas, a perspectiva dos direitos humanos e a adoção de ações baseadas em evidências, com o objetivo de reduzir vieses, ampliar a transparência e fortalecer a eficiência investigativa.

 

A programação contou com a participação do Prof. Dr. Solon Bevilacqua, professor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (UFG), com atuação nas áreas de Engenharia de Produção, organização do trabalho e inovação aplicadas à gestão pública e à segurança. É autor de estudos sobre processos de aquisição de tecnologias em segurança pública sob a ótica dos direitos humanos e da eficiência administrativa. No seminário, foram abordadas boas práticas tecnológicas, governança de dados e protocolos operacionais voltados à preservação da rastreabilidade e da qualidade da prova.

 

Também participou como palestrante a Prof.ª Dr.ª Ludmila Ribeiro, professora do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pesquisadora do CRISP e bolsista de produtividade do CNPq (Nível 2). Sua agenda acadêmica é voltada às temáticas de crime, segurança pública e justiça criminal, com uso de métodos empíricos. É autora de pesquisas sobre determinantes da elucidação de homicídios dolosos e sobre a dinâmica de processamento de casos no sistema de justiça. Durante o seminário, apresentou evidências sobre como fatores institucionais, contextuais e de vitimização influenciam as chances de esclarecimento dos crimes.

 

A realização do seminário reafirma o compromisso da Polícia Civil da Paraíba com a formação continuada, a modernização institucional e a promoção de uma investigação cada vez mais técnica, transparente e alinhada aos princípios dos direitos humanos.

Polícia Civil da Paraíba – Investigar e Proteger

 

 

Fonte: Agência de Notícias do Estado da PB

Faça um comentário