Compartilhar
Capacitação em São Paulo fortalece atuação da Cavalaria da Polícia Militar do Piauí
O Comando-Geral da Polícia Militar do Piauí (PMPI) recebeu, nesta quinta-feira (6), integrantes do Regimento de Polícia Montada (RPMont) que retornaram após conclusão do curso de especialização profissional de Polícia Montada, promovido entre os dias 11 de agosto e 31 de outubro de 2025, no Quartel do Regimento de Polícia Montada da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP).
Com duração de quase três meses, a formação teve como objetivo aprimorar o preparo técnico e operacional dos policiais piauienses da cavalaria, com disciplinas voltadas para Maneabilidade de Polícia Montada, Tática de Emprego de Polícia Montada, Preparação Física do Cavaleiro, Organização e Operacionalidade de Polícia Montada e Hipologia. O curso proporcionou aos participantes uma imersão completa na doutrina e nas técnicas aplicadas pela cavalaria paulista, reconhecida nacionalmente pela excelência de seu trabalho na área.
Durante o encontro, o Comandante-Geral da PMPI, coronel Scheiwann Lopes, destacou o compromisso da instituição com o aprimoramento profissional de seus policiais e ressaltou o apoio do Governo do Estado e da Secretaria da Segurança Pública (SSP) na viabilização dos investimentos em capacitação.“Isso representa mais um avanço no investimento em capacitação da nossa tropa para melhor servir à população piauiense”, afirmou o comandante.
O soldado Santana, integrante do RPMont, agradeceu a oportunidade concedida e ressaltou a importância da vivência em outro estado.“ Foi um curso bem proveitoso e técnico. Apesar de ser longo e distante de casa e da família, tivemos muito aprendizado e conhecemos outra realidade policial. ”, destacou.

A Soldado M. Santana, também integrante do Regimento, reforçou a relevância da troca de experiências e o impacto positivo que o curso trará para o trabalho da tropa no Estado. “Foi engrandecedor em todos os sentidos, tanto em conhecimento quanto em troca de experiências entre as polícias militares. Nossa missão agora é repassar toda essa doutrina e o avanço técnico que vivenciamos em São Paulo. ”, afirmou.
Já o tenente-coronel Valdeney, comandante do Regimento de Polícia Montada, agradeceu ao comando-geral pela confiança e reforçou que o conhecimento adquirido será multiplicado entre o efetivo. “ O conhecimento adquirido em São Paulo será repassado a toda a tropa, garantindo uma cavalaria ainda mais preparada para servir à comunidade”, destacou.

