Compartilhar

Capacita Tur reúne 60 profissionais em ações de qualificação turística no Sul do Piauí

Publicado em: 13/12/2025 14:07

O projeto Capacita Tur movimentou o setor turístico do sul do Piauí ao reunir 60 inscritos nas cidades de São Raimundo Nonato e Dom Inocêncio, em ações de capacitação voltadas ao atendimento ao turista. O evento foi realizado nesta sexta-feira (12) e integra uma iniciativa estratégica para fortalecer a cadeia produtiva do turismo na região do Parque Nacional Serra da Capivara.

Com foco na qualificação de profissionais e pessoas interessadas em ingressar no setor, o Capacita Tur ofereceu cursos voltados à melhoria do atendimento em bares, restaurantes, hotéis, pousadas e estabelecimentos comerciais. A proposta busca elevar o padrão dos serviços prestados aos visitantes que chegam à região, reconhecida internacionalmente por seu patrimônio arqueológico e natural.

 

(Foto: Ascom Setur)

 

O projeto contou com patrocínio do Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria do Turismo (Setur). Para o secretário do Turismo do Piauí, Daniel Oliveira, a capacitação é estratégica para ampliar a competitividade do destino no mercado turístico.“Não adianta termos um patrimônio reconhecido mundialmente se não tivermos profissionais preparados para receber bem o turista. O Capacita Tur é uma política estratégica que fortalece a economia local e gera oportunidades a partir do turismo”, destacou o gestor.

(Foto: Ascom Setur)

A iniciativa parte do entendimento de que o turismo sustentável vai além da preservação ambiental e histórica, exigindo também investimento direto nas pessoas que atuam na linha de frente do atendimento. Ao capacitar trabalhadores locais, o projeto contribui para uma experiência mais qualificada ao turista e para o fortalecimento da identidade regional.

Durante a programação, os participantes tiveram acesso a conteúdos teóricos e práticos relacionados a técnicas de atendimento, comunicação, etiqueta profissional, organização do trabalho e relacionamento com o cliente. A metodologia aplicada priorizou a troca de experiências e a adaptação dos conteúdos à realidade local, valorizando o conhecimento prévio dos participantes.

Fonte: Agência de Notícias Estado do PI

Faça um comentário