Compartilhar

Caminhos de Aprendizado Cultural: Termo de Fomento entre Secretaria da Educação e Arquidiocese da Paraíba é firmado

Publicado em: 10/12/2025 20:42

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba em parceria com a Arquidiocese da Paraíba, firmaram, na tarde desta quarta-feira (10), um Termo de Fomento de acordo com as disposições contidas na Lei nº 13.019, de 2014 e na Lei nº 14.133/2021.

A iniciativa terá um aporte financeiro do estado no valor de R$ 1,5 milhão para a execução do projeto “Caminhos de Aprendizado Cultural: explorando o Patrimônio do Centro Cultural de São Francisco”. O projeto tem como objetivo explorar o patrimônio do Centro Cultural São Francisco, visando o ensino e capacitação dos estudantes da Rede Pública Estadual nos âmbitos da arte Barroca e em restauração.

Os recursos disponibilizados pelo estado vão contribuir com a manutenção, restauração e divulgação do Centro Cultural São Francisco e em contrapartida o local abrirá as portas para os estudantes das escolas estaduais possam ter aula de campo. Essas atividades extracurriculares incluem visitas guiadas tratando sobre a arquitetura do prédio, da arte Barroca presente na construção e também a cultura e arte, já que o Centro Cultural é palco de diversas exposições permanentes e temporárias e apresentações de música instrumental.

“O governador João Azevedo, representa um governo que acredita e investe bastante em ações culturais, em apoio a instrumentos culturais e é uma gestão que mais olhou para esse segmento. E pela educação também, pois vai ajudar nos ensinamentos para várias das nossas escolas, o será possível graças a essa parceria. Uma parceria que tem o valor de R$1,5 milhões, que eu tive a grata alegria de coincidentemente ter a sua primeira parcela justamente nesta quarta-feira (10), quando assinamos simbolicamente o documento de parceria”, frisou o secretário de Estado da Educação da Paraíba, Wilson Filho.

O pároco Marcondes Meneses, diretor do Centro Cultural São Francisco, celebrou a renovação do convênio e a importância dos recursos para o funcionamento do Centro e a satisfação de contribuir com a educação da Paraíba. “Para nós é uma grande alegria renovar esse convênio junto a Secretaria da Educação, pois com esse aporte financeiro é muito importante para a manutenção e para o funcionamento do Centro Cultural. E a nossa contrapartida com o estado é acolher essas crianças e jovens das escolas estaduais em aulas extracurriculares, por meio da história, da arquitetura e da arte”, destacou o padre.

O superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) da Paraíba, Jivago Barbosa, participou da assinatura do termo e vê como positiva as parcerias que alavancam o patrimônio cultural.

“Essas parcerias são extremamente importantes, pois quando pensamos em patrimônio, pensamos em três pilares: ocupação do espaço é fundamental, segurança pública, onde vemos o governador investindo na segurança pública e a acessibilidade. A gente pensa no Centro Cultural São Francisco, mas recentemente o governo inaugurou o Museu de História do Estado da Paraíba. Nós do Iphan estamos de portas abertas, ajudando no processo de restauro com nossos técnicos e arquitetos, e possibilitando que esse trabalho não fique apenas aqui no Centro São Francisco”, explicou.

Ainda de acordo com o superintendente, a ideia é seguir adiante nos outros espaços como a Igreja São Bento, Igreja do Carmo, São Freire e Pedro Gonçalves, ou seja, em todo o complexo do Caminhos da Fé e outros tantos patrimônios materiais e imateriais da Paraíba.

Fonte: Agência de Notícias do Estado da PB

Faça um comentário