Em visita de cortesia ao presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), Rafael Prudente (MDB), o embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, destacou a intenção de fortalecer o laço cultural e econômico entre os dois países, com atenção especial para Brasília. A reunião ocorreu no gabinete da presidência da CLDF, na tarde desta terça-feira (27). Yamada lembrou que a tecnologia japonesa ajudou no desenvolvimento agrícola no DF e que “Brasília tem muitos atrativos”, mas que, segundo ele, “ainda não é muito conhecida como destino turístico pelos estrangeiros”. Rafael Prudente salientou que, como muitos turistas estrangeiros fazem escala em Brasília, o Governo do Distrito Federal quer estimular que os visitantes aproveitem para conhecer a cidade, “que é muito mais do que o Congresso ou o Palácio do Planalto”.
O deputado também destacou o diferencial empreendedor e de logística da Capital Federal: “Estamos em um lugar muito privilegiado, com um dos melhores aeroportos do mundo, e a gente precisa estreitar os laços com as embaixadas, em particular com a do Japão, para atrair investimentos”. Ele argumentou que “a cidade é bem planejada, há vontade política e benefícios econômicos e fiscais, que dão condições de concorrer em igualdade com qualquer estado do Brasil”.
Yamada falou que 200 mil brasileiros moram no Japão e cerca de 2 milhões de japoneses e descendentes vivem no Brasil, ressaltando que há “laços humanos estreitos” entre as duas nações que são “parceiras globais” e que compartilham “valores básicos”, como “liberdade, democracia e direitos humanos”. Ele também reafirmou seu compromisso em divulgar as potencialidades de Brasília no Japão. Ao fim do encontro, Prudente entregou o Atlas do Distrito Federal ao embaixador e recebeu de presente um calendário em estilo nipônico e um uísque premium japonês.
Mario Espinheira
Foto: Carlos Gandra/CLDF
Núcleo de Jornalismo – Câmara Legislativa