Compartilhar

‘Café com Notícias’ debate discurso de ódio e violência digital

Publicado em: 17/12/2025 09:59

Problema, segundo Ana Cristina Bayma, da Seduc, é mais frequente nas escolas, mas campanhas preventivas e ações de enfrentamento levam a resultados positivos

Agência Assembleia / Foto: J.R. Lisboa

Agência Assembleia / Foto: J.R. Lisboa

O avanço da internet e das novas tecnologias trouxe consigo uma série de benefícios para a sociedade, mas também acarretou em malefícios. Alguns desses foram o discurso de ódio e a violência digital, presentes, principalmente nas redes sociais. Este foi o tema do ‘Café com Notícias’ desta quarta-feira (17), que recebeu Ana Cristina Bayma, servidora da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (Seduc).

No órgão, Ana Cristina está à frente de um núcleo que tem o principal objetivo de combater esse tipo de violência, especialmente nas escolas onde essas ocorrências são registradas com maior frequência. “Todo o ambiente escolar é fundamental para as ações de enfrentamento, em especial as preventivas, como campanhas contínuas e efetivas”, destacou a profissional.

A entrevistada também deu exemplos dos tipos de violência que mais são registrados no ambiente digital, em especial a violência de gênero, como ataques, assédios, piadas misóginas, sexualização não consentida e perseguições. “Todas essas ações configuram uma violência digital e a mulher tem sofrido muito. São padrões culturais que precisam ser desconstruídos”, destacou.

Aspectos legais

Ana Cristina Bayma também falou sobre a importância de serem seguidas as normais legais. “O mundo digital não é uma terra sem lei. Existem aspectos legais, um arcabouço jurídico de proteção e de ação. A nossa Constituição Federal proíbe discriminação e incitação ao ódio”, disse.

O programa Café com Notícias é exibido de segunda a sexta-feira, às 8h30, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309). A entrevista completa está disponível no Youtube por meio do link:

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded.

Fonte: Agência de Notícias do Estado do MA

Faça um comentário