Compartilhar
Aula a bordo: estudantes da Escola do Mar acompanham rotina de navio da Marinha em Luís Correia
Cerca de 100 estudantes da Escola do Mar, de Luís Correia, realizaram, no final de semana, uma visita técnica ao Navio-Patrulha Bracuí, da Marinha do Brasil, atracado no Terminal Pesqueiro e Multipropósito Porto Piauí. O objetivo foi conhecer de perto a rotina marítima e entender como funcionam as missões de proteção do litoral brasileiro.
A experiência permitiu aos estudantes acompanhar a rotina a bordo de uma embarcação militar, conhecer equipamentos, procedimentos operacionais e missões da Marinha, como patrulha naval, controle do tráfego aquaviário e buscas e salvamentos. Para quem escolheu uma formação voltada às profissões náuticas e pesqueiras, o contato direto reforça o aprendizado em sala de aula.
A visita técnica ganhou vida para os estudantes da Escola do Mar. O que antes era apenas teoria nos livros se tornou concreto ao conhecerem a rotina a bordo e o funcionamento da embarcação. A experiência conectou a formação em sala de aula às profissões do mar, fortalecendo escolhas e ampliando horizontes profissionais.“Entendemos o trabalho da Marinha para nosso litoral e a segurança no mar. Foi um momento rico para ampliar o que vimos em aula”, destacou a estudante Lívia Maria.
O impacto também foi destacado pelo estudante Marcos Vinícius, que vê na Escola do Mar um caminho concreto para o futuro profissional. “Estar em um navio dessa estrutura torna o aprendizado mais real e fortalece a formação”, disse.

Com 47 metros de comprimento e 10 metros de largura, o Navio-Patrulha Bracuí integra a frota da Marinha do Brasil desde 1998, após adaptação de sua estrutura original, oriunda da Marinha do Reino Unido. Durante a visita, o comandante Eduardo Medeiros destacou o papel educativo da Marinha. “Essa troca de conhecimentos contribui para o desenvolvimento intelectual e para a formação do pensamento crítico dos jovens, ampliando horizontes e perspectivas profissionais”, pontuou.
Na avaliação do diretor de Gestão Operacional do Porto Piauí, Fábio Freitas, a aproximação dos estudantes com as estruturas portuárias é essencial para consolidar o aprendizado. “A experiência prática permite que eles compreendam o funcionamento dos navios e das estruturas portuárias, fortalecendo a formação dos alunos da Escola do Mar”, afirmou.

A iniciativa integra a política da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) de universalização do Ensino de Tempo Integral integrado à Educação Profissional, reconhecida nacionalmente. A proposta considera as potencialidades de cada região e as profissões com maior demanda no mundo do trabalho, conectando a escola à realidade local e às oportunidades de desenvolvimento.
O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destaca que a escola atende majoritariamente filhos e netos de pescadores e tem como missão qualificar esse vínculo com o território por meio da educação. “Estamos falando de uma educação pública que conversa com a vida das pessoas, valoriza as vocações locais e prepara nossos jovens para as oportunidades que surgem com o desenvolvimento do litoral piauiense. A Educação Profissional junto com o Ensino de Tempo Integral é um dos pilares dessa transformação”, afirmou.
Inaugurada em 2024, a Escola do Mar é uma Escola de Tempo Integral integrada à Educação Profissional e já se tornou referência ao articular tradição, inovação e sustentabilidade. Atualmente, mais de 400 estudantes cursam o Ensino Médio integrado a formações técnicas em áreas estratégicas como Pesca, Portos, Transporte Aquaviário, Logística, Segurança do Trabalho, Controle Ambiental e Administração com ênfase em Empreendedorismo.

