Compartilhar
Assembleia concede Título de ‘Cidadã Maranhense’ à promotora Samira Santos
Proposição do deputado Carlos Lula homenageou a magistrada que é natural de Minas Gerais
Agência Assembleia
A promotora de Justiça Samira Mercês dos Santos recebeu, da Assembleia Legislativa do Maranhão, o título de ‘Cidadã Maranhense’, em sessão solene realizada na tarde desta segunda-feira (15), no Plenário Nagib Haickel. A proposição foi do deputado Carlos Lula (PSB).
Samira Santos é natural da cidade de Sabará (MG) e reside no Maranhão desde 2004, quando se tornou membro do Ministério Público do Maranhão. Atualmente, é titular da Promotoria de Justiça da Comarca de Pinheiro.
Para o deputado Carlos Lula, que presidiu a sessão ao lado do deputado Júlio Mendonça (PCdoB), a concessão do título é uma honraria que dignifica tanto o Estado quanto quem o recebe.
“Por isso, este título tem que ser dado com parcimônia. A doutora Samira reúne todos os requisitos e condições, está aqui já há muitos anos, desenvolve um trabalho excepcional como promotora de Justiça, reconhecido pela sociedade em temas que são afetos, sobretudo, à mulher e à igualdade, desenvolvendo esses direitos em uma sociedade tão desigual quanto a maranhense”, disse o parlamentar.
Sobre a homenagem, Samira Santos disse estar emocionada e agradecida. “É muito emocionante e eu me sinto extremamente gratificada, agraciada com o título de cidadania de uma terra e de um povo que eu aprendi a amar e trabalhar para contribuir com o desenvolvimento do Maranhão. Muito obrigada”, disse a promotora.
O deputado Júlio Mendonça exaltou a trajetória da homenageada. “A Assembleia está sempre na busca e ao encontro da valorização dos profissionais que prestam relevantes serviços para o nosso estado. Nossa homenageada tem uma folha de prestação de serviço para a população como promotora em diversas comarcas, deixando um legado de ética e comprometimento com o nosso povo”, frisou Júlio Mendonça.

Perfil
Graduada em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, Samira Santos tem experiência em direito público e atua, principalmente, mas áreas de direitos humanos, proteção jurídica ao idoso e pessoa com deficiência, direito penal e direito processual penal, combate à corrupção e proteção da probidade administrativa.
Atuou como promotora substituta na comarca de Imperatriz, e, posteriormente, como promotora titular, e nas comarcas de Turiaçu, São Luís Gonzaga do Maranhão, Açailândia, Imperatriz, Chapadinha e Pinheiro.
Durante a sua atuação como membro do Ministério Público, também respondeu por dezenas de outras comarcas, e, atualmente, responde cumulativamente pela comarca de Cururupu e é atual promotora eleitoral da comarca de Bacuri.
